Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioRPG TibiaÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 O dever de ensinar

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Convidad
Convidado




O dever de ensinar Empty
MensagemAssunto: O dever de ensinar   O dever de ensinar EmptyDom Jan 17, 2010 2:51 pm

O dever de ensinar O_deve10

É difícil para nós mestres quando vemos aquele jogador do “Eu ataco”, “Abro a porta” ou “Esquivo”, sendo que assim nós sofremos e nos sentimos frustrados ao notar que nossa descrição super realista, “O Orc, com olhar injetado pela fúria que corrompe seu intimo, num movimente basicamente bruto levanta seu machado de batalha gigante e desce num violento golpe contra a cabeça do herói”. Muitos dizem que não têm como ensinar e nem como mudar o jeito dos jogadores. Eu particularmente digo o contrário, “Jogador bem instruído ou treinado fica mais feliz, se diverte mais e gosta de aprender!”.

Mas agora abandonando o falatório e indo para a parte que interessa, espero agradar vocês com minhas dicas.

Estimulando


Primeiramente para que o jogador queira interpretar devemos estimular. É difícil estimular, eu concordo com isso. Trabalhar a mente de um jogador é complicado, mas sempre é bom dar aquele puxão de orelha nele fora do jogo e, se puder, dar uma olhada para o background do personagem. Assim descobrirá o que o jogador realmente quer figurar, pois quando vemos num background “ele nasceu numa família pobre, não teve estudo e cresceu roubando”, notamos que o jogador realmente quer passar a imagem de um personagem que sofreu para conquistar aquilo que tem e que não será facilmente derrubado.

Agora indo à dica, devo dizer que devemos, como mestres, utilizar alguns pequenos detalhes das histórias dos jogadores e misturá-las à nossa trama de campanha para que ele se envolva mais com a história, e que resulte numa interpretação de nível superior.

Continuar a história com faltas?


Um dos fatores que realmente desanima os jogadores é quando sabem que por não poderem estar presentes numa sessão os mestres acabam jogando sem eles. Um jogador que sofre isso, acabará ficando desanimado e não aparecerá mais para jogar. Todavia não podemos abandonar os outros jogadores por culpa de um engraçadinho que não compareceu. Então sugiro que o mestre faça, com os jogadores, uma pequena história (as lendárias one-shot) que podem ser sobre fatos que levarão a crônica ou campanha a acontecer, isso além de mostrar o que levou aos acontecimentos da campanha inicial, também estimulará os jogadores a interpretar melhor.

Manter uma relação

Outro ponto a ser levantado, é manter uma relação com os jogadores do seu grupo, pois é complicado você lidar com pessoas que não conhece. Então conversar de vez em quando com os jogadores sobre a história (devo confessar que odiava quando meu mestre vinha me questionar sobre isso), sobre o que o jogador está achando da trama, se ele acha que o vilão tem motivos para fazer o que faz, se a donzela realmente é apaixonada pelo príncipe ou o que ele achou daquela dupla de NPC’s (Personagens não jogadores, controlados pelo mestre) bem humorados que conseguiram deixar o vilão escapar.

Detalhes


Detalhes sempre são o que dão magia à uma aventura, seja uma simples descrição de uma cena romântica ou com as surpreendentes viradas na história. Para o estímulo à interpretação, podemos colocar pequenos detalhes na história que parecem sem motivo algum e mais para frente na história mostrar aos jogadores que aqueles detalhes, anteriormente ditos, realmente tinham um fundamento. Isso fará com que os jogadores imaginem, a cada frase dita, que algo mirabolante acabará acontecendo, assim aumentando o interesse do mesmo pela história e por fim estimulando o aprendizado interpretativo.

NPC, nunca se esqueça deles


É comum nós esquecermos de NPC's que apenas apareceram na crônica para fazer uma figuração ou abrir uma porta para os jogadores, mas devo dizer que isso não é muito bom. Esses NPC’s poderiam facilmente dar alguns desfechos no meio de uma sessão maçante, quando o grupo está totalmente intrigado a procura da pedra do poder, é legal o mestre cortar um pouco o clima de pressão colocando o que aconteceu com um NPC num capítulo curto e à parte. Isso pode ser um pouco frustrante para alguns jogadores, mas ao mesmo tempo aumenta o interesse pela história principal, e alguns jogadores adoram saber como o leiteiro escapou do ataque à vila ou quem eram aquela dupla cômica que abriam o portão do castelo sempre que eles chegavam alucinadamente para dar mas noticias ao rei.

Mexa com a mente dos jogadores


Fazer com que os jogadores saiam de uma sessão, se perguntando porque alguém fez aquilo ou porque não fez, ajuda a aumentar o vinculo do jogador com o personagem, pois está no instinto curioso da humanidade a sede de conhecimento.

Se puder fazer com que o jogador realmente se interesse pela história, irá conseguir um jogador fiel a seus jogos e, ainda mais, ele provavelmente irá aprender a interpretar melhor.

Finalizando

São com esses pequenos detalhes que ensinamos os jogadores novatos a realmente “encarnarem” suas criações, mesmo que muitos jogadores e mestres não percebam, são nesses pequenos tópicos que aumentamos a vontade do jogador de conhecer as nossas aventuras e é aí que reside a essência da interpretação.

Notas de Crissom: Este artigo do Rpg online é um pouco antigo e alguns já podem ter lido ou não. Podemos concluir que o mesmo fora feito mais para Crônicas de mesa, mas horas eu vejo que alguns criam um pedaço de historia para ser jogada em grupo in game o que me fez acreditar que este artigo seria muito útil.
Então fica ai para pesquisa de todos.

Bom Jogo!

"Que a força dos dados esteja consigo"


Fonte: Rpg Online
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Esteves
Pessoa Normal
Pessoa Normal
Gabriel Esteves



Ficha da Personagem
Personagem:
Vocação:

O dever de ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: O dever de ensinar   O dever de ensinar EmptyDom Jan 17, 2010 3:06 pm

Me parece um mestre experiente de mesa, e esse tutorial é realmente útil, tanto em mesa quanto dentro do jogo.

Um fator do roleplay de Tibia é que nosso mestre é o próprio jogo, isso é, ele nos dá a visão, ele nos diz o que está acontecendo e todo o restante. Nós apenas temos de descrever nossas ações - como qualquer jogador de mesa.

É um tanto quanto difícil, pois o nosso mestre não é compreensível, e ele não vai flexionar a história para o nosso lado, nós é que temos de flexionar os backgrounds para ele, e isso pode tornar a história desinteressaste.

Esta é uma grande diferença de uma partida de mesa para o roleplay de Tibia - isto é, caso seu mestre não tenha criado todo um mundo dentro de sua cabeça.


Um ótimo tutorial, creio eu.
Parabéns, e obrigado por compartilhar esta idéia.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno
EQUIPE - Atravessador de Velinhas
EQUIPE - Atravessador de Velinhas
Bruno



Ficha da Personagem
Personagem: Ares Dragontooth
Vocação:

O dever de ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: O dever de ensinar   O dever de ensinar EmptyDom Jan 17, 2010 3:18 pm

Já li vários tutorials e dicas do RPG Online.
Esse eu já li, e aprovo coloca-lo aqui. Sugiro também fazer, caso poste mais tutorias vindo do RPG Online, criar um tópico específico apra ele, por exemplo, com o link para a página do RPG Online ou vários posts com cada tutorial.

E boto um ² no post do Gabriel, não que eu já tenha jogado uma partida de mesa. Sad


Canhotaço.
Ir para o topo Ir para baixo
Paul Robinson
CONTRIBUINTE - Paul-er-Gamer
CONTRIBUINTE - Paul-er-Gamer
Paul Robinson



Ficha da Personagem
Personagem: Paul Robinson
Vocação: Cavaleiro Langobardo

O dever de ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: O dever de ensinar   O dever de ensinar EmptyDom Jan 17, 2010 6:17 pm

Citação :
Notas de Crissom: Este artigo do Rpg online é um pouco antigo e alguns já podem ter lido ou não. Podemos concluir que o mesmo fora feito mais para Crônicas de mesa, mas horas eu vejo que alguns criam um pedaço de historia para ser jogada em grupo in game o que me fez acreditar que este artigo seria muito útil.

Percebo isso quando estou em situações em que Paul está na companhia de seus aprendists. Você precisa ensinar o rpg ao aprendist, logo é interessante que ingame, o mestre deles, leve-os para tal missão e ajam como um grupo, sendo eles os personagens(mestres e aprendizes), e eu no caso como mestre do jogo naquele caso(em off, obviamente). Então sempre acabo tendo idéias de levar meus aprendists a aventuras que sejam estimulantes, e isso acaba tornando o jogo muito divertido. Hoje por exemplo Paul pediu para seu aprendist entrar na toca dos ursos e pegar toda a comida que pudesse, mas não contava que seu garoto iria encontrar um buraco escondido e acabar parando no subsolo do templo das flores. Ao notar a demora o cavaleiro foi atrás do aprendiz e ai a história foi acontecendo.
A presença do mestre, bem como seus estimulos são essencias, com toda certeza. Ótimo artigo ^^

Crissom, eu nunca joguei RPG de mesa, mas o meu pensamento em tibia me parece muito semelhante com o seu...
Ir para o topo Ir para baixo
Irgulino
CONTRIBUINTE - Senhor das Almas
CONTRIBUINTE - Senhor das Almas
Irgulino



Ficha da Personagem
Personagem: Irgul
Vocação: Maluco Beleza

O dever de ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: O dever de ensinar   O dever de ensinar EmptyQua Jun 22, 2011 5:35 pm

Como eu nunca vi isso antes também?
Ir para o topo Ir para baixo
Y2J
Mais de 3000?! Sem ss é fake!
Mais de 3000?! Sem ss é fake!
Y2J



Ficha da Personagem
Personagem:
Vocação:

O dever de ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: O dever de ensinar   O dever de ensinar EmptyQui Jun 23, 2011 7:52 am

eu tb nunca havia visto...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O dever de ensinar Empty
MensagemAssunto: Re: O dever de ensinar   O dever de ensinar Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O dever de ensinar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» E Nigan diz que vai ensinar Vitor...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: RPG Tibia :: Artigos e Tutoriais-
Ir para: