Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioRPG TibiaÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá!

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Van
EQUIPE - Nessinha, o Ditador
EQUIPE - Nessinha, o Ditador
Van



Ficha da Personagem
Personagem: Sven Langsverd
Vocação: Abominável homem das neves

Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! Empty
MensagemAssunto: Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá!   Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! EmptyQua Dez 25, 2013 2:22 am

Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! Heavily_Bound_Book     Manual do Novato
   
Princípios e mecânicas do Roleplay

Opa! E aí? Eu sou o Van, mas fique à vontade pra me chamar de Daniel, Vanessa, Nessinha, Boots ou "aquele lá com sotaque de carioca".

Então você chegou agora provavelmente viu e se interessou por esse jeito diferentoso de tratar o Tibia. Talvez você já tenha contato com outras coisas similares tipo RPG de mesa ou teatro, então já deve ter noções. Se não, sem problemas, é fácil!

Sei que pode parecer meio confuso, mas vamos em uma coisa de cada vez. Que tal começarmos com...

Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! Hero     A Personagem

Ok, nós somos roleplayers, mas o que isso significa? Basicamente nós tratamos nossos chars no Tibia como verdadeiras personagens. Vou exemplificar, meu char é o Lucius Pendragon e ele tem diversos trejeitos.

Lucius tem pontos positivos, como ser focado, determinado, habilidoso com a espada e manjador das engenharias e estratégias de guerra. Apesar disso ele é horrível em se expressar com palavras, é extremamente orgulhoso e, no fundo, odeia aquele tal de Kael Daranor. Mas isso é outra história.

Eu não tenho problemas de me expressar como ele tem (e nem odeio o Kael), mas aqui eu estou interpretando e, quando eu entro na pele do meu char eu preciso pôr em prática os traços dele.

Por isso, quando for criar sua personagem, pense nessas coisas! E aqui vai uma dica que um antigo usuário do fórum deu num tutorial dele: procure ter sempre algum trejeito em comum com a sua personagem. Eu e o Lucius compartilhamos esse orgulho e isso facilita muito pra interpretar. Depois de um tempo o roleplay com a personagem simplesmente flui, você nem precisa pensar "O que meu char faria?". Você simplesmente sabe (:

Continuando pra parte que eu gosto mais...

Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! Emblem_%28Reformed%29_02     O Cenário

Português ou inglês?
Basta observar o que acontece. O inglês é o idioma oficial dos humanos, mas também falamos português; é como acontece em países como a Holanda, por exemplo. Não precisa grilar com isso.

Como contar o tempo ingame?
Há muito tempo uma personagem criou um calendário e chamou-o de Calendário Aliciano e é o mais eficaz até hoje. Um dia ingame corresponde a uma hora offgame, 24 dias contam um mês e 14 meses contam um ano. Ao longo do tempo algumas pessoas deram nomes a esses meses, mas ninguém nunca decora. Atualmente um estudioso chamado Alastor Basir está trabalhando nesse calendário.

Então minha personagem tem que morrer de velhice?
De jeito nenhum! A não ser que você queira, claro. Interpretamos que algumas pessoas têm vidas mais longas que as outras: seja porque têm sangue de elfo, foram abençoados com vida eterna ou porque simplesmente vivem muito mesmo.

Já que você falou nisso: tenho que ser humano? Não posso ser elfo?
Claro que pode! Temos vários chars elfos.

E anão, pode?
Anão também pode.

Por qualquer coisa, então?
Basta usar o bom-senso. Claro que você não quer interpretar uma hidra, sei lá.

Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! Adventurer%27s_Stone     As Aventuras!

E não é pra isso que estamos todos aqui? Dezenas (se não centenas) de aventuras já aconteceram entre as nossas personagens desde o começo do RPGTibia e consigo tirar algumas da cabeça como a luta entre a Langobardis e os Étrios, a ascenção da Ordem do Dragão e a amada Veritas.

Pra se aventurar você tem duas opções: Você pode começar uma aventura com a sua personagem procurando aliados para te ajudar na sua guilda de mercenários ou pra te ajudar a recuperar os nove anéis de ouro que pertenciam à sua família e foram todos roubados (essa é minha, não use hahaha).

A segunda opção é se envolver em alguma aventura que esteja acotencendo e acredite: elas estão. Inclusive tem uma aventura aí rulando há anos a fio (cinco anos, acho. talvez mais), sem exagero. Tínhamos a Langobardis, uma guilda que reunia os aventureiros de TibiaSula, mas a guilda acabou. Hoje em dia temos a Ordem dos Cavaleiros no Sul, uma organização aberta a qualquer um!

Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! Shapechanger     Miscelânea

Acho que isso resume bem o que eu acredito que seja necessário que ser um bom roleplayer. Existem alguns outros tutoriais fixados nesse board, mas eu recomende esse, já que esses outros são mais antigos e a comunidade era meio diferente.

Até mais, novato! Que seu coração tenha doze lados e queira se foder!
See you in Tibia!


Última edição por Van em Qua Dez 25, 2013 10:22 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Dan
Pessoa Normal
Pessoa Normal
Dan



Ficha da Personagem
Personagem: Dangineer
Vocação: Engenheiro do amor

Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá!   Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! EmptyQua Dez 25, 2013 6:47 am

Muito bom, Van! Ai, esse calendário me confunde.
Ir para o topo Ir para baixo
Paul Robinson
CONTRIBUINTE - Paul-er-Gamer
CONTRIBUINTE - Paul-er-Gamer
Paul Robinson



Ficha da Personagem
Personagem: Paul Robinson
Vocação: Cavaleiro Langobardo

Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá!   Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! EmptyQua Dez 25, 2013 7:37 am

por esse calendário, paul beira os 160 anos Very Happy
Será que existe algo que ronda essa longevidade?

Como é um manual, sugiro que adicione mais coisas, se for do teu agrado e da sua vontade de fazer hahahah
- ações
- percepção do ambiente
- física de tibia
- interação com outros jogadores roleplayers e não roleplayers.
Ir para o topo Ir para baixo
Caio
Anticristo
Anticristo
Caio



Ficha da Personagem
Personagem: Guinor
Vocação: Conde de Senja

Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá!   Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! EmptyQua Dez 25, 2013 11:54 am

Muito bom, Van! Não é um guia completo, mas com certeza bem didático e prático aos novatos. Continue fazendo guias do tipo!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! Empty
MensagemAssunto: Re: Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá!   Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manual do Novato! - Você, que chegou agora, venha cá!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mas que Mara, Chegou o Vto ;)
» Update chegou!
» Será que chegou a hora?
» novato
» Oi, eu sou novato!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: RPG Tibia :: Artigos e Tutoriais-
Ir para: