Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioRPG TibiaÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Calendário Universal Tibiano

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Caio
Anticristo
Anticristo
Caio



Ficha da Personagem
Personagem: Guinor
Vocação: Conde de Senja

Calendário Universal Tibiano Empty
MensagemAssunto: Calendário Universal Tibiano   Calendário Universal Tibiano EmptySáb maio 09, 2015 3:44 pm

Inicialmente, sei que este fórum tem pouca atividade, e o rpg em tibia tem menos ainda. Mas mesmo que eu não jogue mais tanto, me vejo na obrigação de passar aos transeuntes do fórum a pouca experiência que tive no rpg em tibia e, talvez, acrescentar algo que facilite o rpg.

Vocês leram o título do tópico direito. O que eu proponho é criar um

Calendário Universal Tibiano


Antigamente, havia a disputa eterna entre dois calendários para se usar no tibia: o Aliciano e o Real. O Aliciano se adequava melhor ao ambiente tibiano, mas era muito difícil de "descobrir" a data no Tibia. O Real não se adequava nem um pouco ao ambiente tibiano, mas era muito fácil de manipular.

O objetivo desse tópico é lhes introduzir a mais um calendário, o Calendário Universal Tibiano. É um calendário fácil de se visualizar e ao mesmo tempo algo que se adequa bem ao universo tibiano. Caso você ainda não tenha visto o final do tópico, pus o link para baixar uma calculadora de datas do calendário universal tibiano (também chamado de pós-gênico) e outra do calendário aliciano. Aproveite.

1. Da construção do calendário

O tempo é observado pelos tibianos unicamente pela transição noite/dia, e quiçá pelo server save que temos todo dia de manhã. A priori não tem estações nem anos, mas um roleplayer pode extrapolar para criá-las se quiser.

O calendário aliciano estipulava o seguinte:


  • 1 dia tibiano = 1 hora real
  • 1 mês tibiano = 1 dia real (24 dias tibianos)
  • 1 ano tibiano = 2 semanas reais (14 meses tibianos)


E o dia 1/1/1 seria a data de criação da langobardis. Foram dados belos nomes aos 14 meses que compunham o ano tibiano.

O problema do calendário aliciano, além de ser difícil de prever as datas sem uma calculadora científica e uma astróloga, é que ele fixava a Langobardis como o "início do mundo". A sociedade tibiana, que nada tem a ver com a Langobardis, nunca usaria tal calendário.

O maior empecilho que sofri foi determinar o dia 1/1/1 de um calendário tibiano, sem relação com a Langobardis. Nenhuma carta que encontramos in-game tem a data nela, e mesmo que soubéssemos a data, não saberíamos que dia na vida real ela foi escrita...

... Até que encontrei um conjunto de livros na biblioteca de Thais. Ei-los:

Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:

A sigla "p.g" pode significa "page" (página). Mas acho pouco provável que eles ponham pontos entre as letras de uma abreviação, e em alguns dos contextos parece que "p.g" não se adequa a "page".

Minha ideia é que "p.g" seja uma sigla de "post-genesis" (pós-gênesis). Ou seja, os acontecimentos citados aconteceram nas várias datas ali postas.

Em um dos livros (o segundo deles), é citada a cidade de Carlin. Para que Carlin já exista, um bom tempo tem que ter se passado entre o gênesis e o dia em que o livro foi escrito. Por isso, 900 anos é um número razoável.

Não tendo mais dúvidas de que os números representam sim datas, me resta encaixá-las em datas reais. Seria sensato encaixar a data de 943 p.g. alguns anos após a criação de Carlin, mas Carlin foi criada há muito tempo, o bastante para que o Tibia Wiki não saiba a data do update que a criou. O primeiro update documentado pelo Tibia Wiki é o 6.0, que introduziu Kazordoon, no natal de 2000.

Por isso, fixei a data de 25/12/2000 como sendo o nosso 1/1/962, fingindo que, nessa data, se passaram quase 20 anos desde a independência de Carlin.

Por razões práticas, alinhei o calendário pós-gênico com o aliciano, de modo que o dia e o mês sejam o mesmo nos dois calendários, mudando apenas o ano. Como fiz esse calendário ano passado na verdade, confesso que não me recordo ao certo qual data seria o natal de 2000. Mas tanto faz.

Ah! E o calendário universal possui novos nomes de mês, pois o aliciano é parcial demais em relação à Langobardis. Os meses são os seguintes:


  1. Vendário
  2. Márcio
  3. Tércio
  4. Marcherânio
  5. Quintil
  6. Sextil
  7. Ventoso
  8. Mercedônio
  9. Florio
  10. Germinal
  11. Tropário
  12. Messidor
  13. Januário
  14. Februário


Alguns nomes foram tirados do calendário romano, outros do calendário revolucionário francês, outros puramente inventados.

Hoje, 09/05/2015, estamos em 16 de Januário de 1337 (ou 16 de Termidor de 187, no calendário aliciano). Usem isso caso o programa .jar não funcionar.

2. Da equivalência entre os calendários

O calendário universal tibiano usa a relação:


  • 1 dia tibiano = 1 hora real
  • 1 mês tibiano = 1 dia real (24 dias tibianos)
  • 1 ano tibiano = 2 semanas reais (14 meses tibianos)
  • 2 anos tibianos ~ 1 mês real


Que por acaso é a mesma do calendário aliciano.

3. Do link de download

Clique para baixar o calendário aliciano
Clique para baixar o calendário universal tibiano (pós-gênico)

Nota: eu não sou expert em java, mas isso quebra o galho. Se alguém souber programar melhor que eu, por favor, faça algo mais decente.

tl;dr Fiz um novo calendário mais "imparcial" que o aliciano. O link do programinha que calcula a data atual tá aí em cima.


Última edição por Caio em Ter maio 12, 2015 7:46 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Dan
Pessoa Normal
Pessoa Normal
Dan



Ficha da Personagem
Personagem: Dangineer
Vocação: Engenheiro do amor

Calendário Universal Tibiano Empty
MensagemAssunto: Re: Calendário Universal Tibiano   Calendário Universal Tibiano EmptySeg maio 11, 2015 9:50 am

Muito bom, Caio. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Viny Lonny
Pessoa Normal
Pessoa Normal
Viny Lonny



Ficha da Personagem
Personagem: Jack Croft / Edward Hoolligan
Vocação:

Calendário Universal Tibiano Empty
MensagemAssunto: Re: Calendário Universal Tibiano   Calendário Universal Tibiano EmptySeg maio 11, 2015 11:34 pm

Caramba.. ai sim! Hahah curti xD
Ir para o topo Ir para baixo
Samuel
Administrador - Run! Run! Run!
Administrador - Run! Run! Run!
Samuel



Ficha da Personagem
Personagem: Todos.
Vocação:

Calendário Universal Tibiano Empty
MensagemAssunto: Re: Calendário Universal Tibiano   Calendário Universal Tibiano EmptyQua maio 13, 2015 4:21 pm

Ah, que soldade......
Ir para o topo Ir para baixo
Thomaz Wolfhund
Pessoa Normal
Pessoa Normal
Thomaz Wolfhund



Ficha da Personagem
Personagem: Tobi Wolfhund
Vocação: Bardo

Calendário Universal Tibiano Empty
MensagemAssunto: Re: Calendário Universal Tibiano   Calendário Universal Tibiano EmptyQua Fev 13, 2019 2:44 pm

Predan tinha escrito um tratado sobre os calendários tibianos. Não sei onde ficou, junto com o resto da amada biblioteca
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Calendário Universal Tibiano Empty
MensagemAssunto: Re: Calendário Universal Tibiano   Calendário Universal Tibiano Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Calendário Universal Tibiano
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: RPG Tibia :: Artigos e Tutoriais-
Ir para: