|
|
| Dúvida em relação ao tempo. | |
|
+4Yuri Zé dos Corvo Will =] Sanguinary Mage 8 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Sanguinary Mage Ainda novato
Ficha da Personagem Personagem: Vocação:
| Assunto: Dúvida em relação ao tempo. Ter Jan 27, 2009 12:30 am | |
| Olá. Tenho uma dúvida a respeito da relação entre o tempo tibiano e o tempo comum. Se alguém puder saná-la ficarei grato. De quanto a quanto cada uma corresponde? Obrigado. | |
| | | Will =] Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Turgon Arken Vocação: Lenda
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Ter Jan 27, 2009 5:21 am | |
| se der uma busca com toda certeza vai encontrar algo. em alguns vários tópicos tem isso! é básicamente uma hora rl é um dia tibiano. e assim por diante, em um dia rl tem 24 dias tibianos o que é quase um mês, em duas semanas rl tem 336 dia tibianos. é basicamente isso eu char tbm e quase ninguém fica contando os dias exatamente, só vc ter uma nosção de quando foi semana passada, mes passado, ano passado e não da umas mancadas de "falei isso pra vc ontem" sendo que ontem rl foi mes passado heheheh =] ae com a ajuda do corvo eu achei a tabelinha bacana que ele fez! 3.3 - Começando a interpretar – O espaço temporal.Os dias e noites não têm a mesma duração real, então o que foi dito ontem pra sua personagem, já foi dito há alguns dias atrás no Tíbia. Dessa forma os anos passam mais rápido, colocarei aqui algumas relações entre o tempo real e o tempo tibiano: Tempo real | Tempo tibiano | - 1 hora | - 1 dia | - 1 dia | - 24 dias | - 30 horas | - 1 mês | - 2 semanas | - 1 ano | - 1 ano | - 26 anos | Tenha isso em mente, na hora de relembrar coisas que foram ditas há algum tempo. Agradecimentos ao Zá Dos Corvo =] | |
| | | Zé dos Corvo 6000?! Esse só pode ser o Xela!
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Ter Jan 27, 2009 5:59 am | |
| Tutorial para novatos no topico Change: - Citação :
- 3.3 - Começando a interpretar – O espaço temporal.
Os dias e noites não têm a mesma duração real, então o que foi dito ontem pra sua personagem, já foi dito há alguns dias atrás no Tíbia. Dessa forma os anos passam mais rápido, colocarei aqui algumas relações entre o tempo real e o tempo tibiano:
Tempo real | Tempo tibiano | - 1 hora | - 1 dia | - 1 dia | - 24 dias | - 30 horas | - 1 mês | - 2 semanas | - 1 ano | - 1 ano | - 26 anos | Tenha isso em mente, na hora de relembrar coisas que foram ditas há algum tempo. Titio Xela~ (é... a intenção foi parecer wannabe) | |
| | | Sanguinary Mage Ainda novato
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Ter Jan 27, 2009 8:14 am | |
| Realmente. Erro meu não ter procurado com mais afinco. Obrigado a vocês dois pelo esclarecimento. Aproveitando o tópico então, podem me esclarecer uma questão sobre a longevidade dos humanos no Tibia? Lembro-me que isso foi discutido a um tempo atrás, mas não me recordo das conclusões em si. A raça humana tibiana vive muito mais do que a real, não é isso? Obrigado. | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Ter Jan 27, 2009 8:36 am | |
| olha só, na visão do corvo o mundo de tibia tem aspéctos diferentes dos de fantasia medieval e mitologias nórdicas e gregas e todas, e sim tibia têm sim regras própias de raças e como surgiram entre outras coisas, mas corvo acredita que como os seres humanos foram criados após os elfos e pelos deuses ela teria sido uma raça "aperfeiçoada" a qual vive indefinidamente e talz, acho que é isso que ele acredita, eu não.
vejam bem, eu gosto de acreditar como a maioria das mitologias, onde um ser humano vive uns 100 anos, os elfos uns 700, anões 400, hobbits/halfings 150, isso é na maioria dos lugares e é nisso que gosto de acreditar.
corvo acredita naquilo pois não vemos os anos passando para os npcs e para os chars e essas coisas mas acredito que tenham feito assim para que o jogo possa ter jogabilidade, nem mesmo em outros MMORPGs eles fazem NPCs envelhecerem pois ficaria muito complicado ficar atualizando mensalmente e fazer sempre novos NPCs e essas coisas por isso os NPCs estão sempre lá e por isso que se você quiser seu char nunca mais vai envelhecer.
meu char um humano já deveria ter morrido a muitos anos seguindo a lógica da idade de 100 anos, no entanto ele tem alguns aspéctos e coisas meio místicas que aconteceram no decorrer da vida dele, não tem uma certa explicação de o porque que ele está vivo ainda, talvez tenha sido os anos que passou congelado ou os anos petrificado vai saber...
mas apenas digo que desbanco a teoria do corvo pois os jogadores não gostariam de jogos onde perdeia seus chars em 4 anos de jogo....
eu cinceramente sigo s anos que escrevi ali em cima, e se alguém perguntar ao meu char tbm mas meu char também não acredita mto que pessoas possam morrer e voltar a vida facilmente auSHOAUShouaShoASUa
=] | |
| | | Yuri Mais de 3000?! Sem ss é fake!
Ficha da Personagem Personagem: Benjamin Fenwick Vocação: Batedor
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Ter Jan 27, 2009 9:01 am | |
| Esperem... NPCs vivem bastante, mas Tibianus III está ai.
Se não me engano, já teve o I e o II.
Mas temos que levar em consideração que Tibia já existe a uns 8 anos.
^^
Abração! | |
| | | Lenwe Pessoa Normal
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Ter Jan 27, 2009 9:09 am | |
| Tem várias teorias. Eu não acho que os humanos sejam um aperfeiçoamento dos elfos, como o Corvolo disse, porque os humanos são uma lástima pro mundo (vide: guerras e pks). Ao meu ver, os elfos de Tibia, assim como em outros jogos, filmes e livros que envolvam essa raça, se enfraquecem com a corrupção que se espalha pelo mundo. Como eles vivem da natureza, a destruição contribui para que a raça dos elfos se torne cada vez mais ameaçada. Isso pro meu roleplay explica porque um humano mata um elfo com tanta facilidade em Tibia.
Então pra longevidade humana uso em parte a explicação que o Rick deu uma vez in-game para um personagem (se não me engano, o Marcus Cath) e em parte uma minha. Os que tem um papel a cumprir ainda irão viver até que esse papel seja cumprido. Isso explica porque os personagens ressussitam depois de morrer, mas como o Arken, eu não acredito que os personagens voltem tão rapidamente como uns fazem (e é por isso que meus personagens demoram mais a voltar depois de mortos). Essa foi a explicação do Rick, mas como nem todos os humanos são bons, os malvadões são ressussitados por Zathroth com o mesmo objetivo que os deuses revivem os bons; para que cumpram o papel que ele lhes designou.
Contudo, essa é só a minha teoria precária. É só algo que sigo por conta própria pra não ter que aceitar que os humanos são melhores que os elfos (hunf!). Já meus personagens só vivem, sem se preocupar com quanto tempo vão viver.
Quanto aos NPCS, tento não pensar neles. Os NPCs são bizarros, eles sempre sabem o seu nome e tal. Não é algo que ajuda muito o rp. Talvez futuramente eu pense numa explicação pra eles que eu possa seguir. | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Ter Jan 27, 2009 9:15 am | |
| NPCs são ETs, fato.
HSuaHsauiH'
É mesmo, não tinha pensado nisso... Como eles sabem os nomes de todo mundo?
Õ.o | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Qui Jan 29, 2009 9:13 am | |
| Bem, completando a dúvida do Sanguinary Mage... aí vai uma dúvida difícil.
Como vou saber o dia no Tibia de acordo com o novo calendário da Alice?
Inicialmente eu pensava que era só pegar o horário na rl, horário de Brasília, e transformar no dia no jogo, mas vi que não dava certo. Ex: a reunião que foi marcada no domingo se passou às 20h30 no horário real. No jogo, se passou ao meio-dia do dia 18. Não deveria, nesse caso, se passar ao meio-dia do dia 20? Isso me confundiu, pois estou tentando definir a data de nascimento do Lyan =D
E aproveitando, eu queria saber em que ano estamos também de acordo com o calendário langobardo. Se vou seguir a noção de tempo do roleplay agora, vou seguí-la o melhor o possível ;D
Pena que o Alessandro só volta depois de amanhã ainda (acho que é depois de amanhã mesmo). Se alguém souber tirar a dúvida antes, fico agradecido ^^ | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Qui Jan 29, 2009 9:31 am | |
| |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Qui Jan 29, 2009 11:03 am | |
| na verdade ele não errou em nada...
é que na verdade é uma confusão em rl e tibia nas informações postadas....
é dia 18 rl que é o mês Fructário no calendário langobardo
no calendário não tem nada definido de números os dias do mês!
eu particularmente prefiro não me atentar a detalhes dessas coisas pois os anos, meses e semanas em tíbia não é uma matemática exata. seria como o ano bixesto que existe para ter um acerto nas contas para não dar errado mas o calendário rl é mais exato que o langobardo hehehe
no tibia fica mais ou menos uma semana de 6 dias, um mês de 24 dias e 4 semanas, e um ano de 14 meses, 84 semanas e 336 dias e no fim das contas da tudo certo!
=] | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Qui Jan 29, 2009 12:23 pm | |
| Na verdade, não é o mês que me confundiu, e sim o dia. E podemos perfeitamente bem ignorar os anos bissextos no Tibia, já que lá não tem estações nem nada. A vantagem é essa... como tem dois sóis, poderíamos até mudar a duração do dia ou algo assim, mas já seria complexo demais.
Então por exemplo, o Lyan teria nascido na hora que eu criei o char, dia 22 de Janeiro às 20h. Como o dia 22 caiu numa quinta que corresponderia ao segundo semestre de um ano (prova disso é que a reunião foi no domingo, mês Fructário, de acordo com a data que o Zé falou no tópico da reunião), eu estimei que seria o mês Thaísio. O dia seria 20 de Thaísio, se o Neil estivesse certo. Se o Will estiver certo e eu tiver entendido bem o que ele quis dizer, dia 25 seria na verdade o mês Ventoso, e isso só me confunde mais.
Bem, ignorem a minha obceção em determinar o dia e o ano então. Vou esperar o Alessandro voltar e vou ver se ele sabe sanar a dúvida, a aproveito e pergunto em que ano estamos no jogo ;D
Agradeço a ajuda. | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Qui Jan 29, 2009 1:00 pm | |
| na verdade aquele calendário ta errado e eu já tinha explicado isso pro draco e pro corvo as estações de tibia são por semanas. tipo é uma semana com características de verão, uma com inverno, outra com primavera e outro outono, só que semanas de 6 dias tibianos, é uma explicação tosca que inventaram para justificativas que nem precisavam existir, mesmo caso da justificativa dos chars simplesmente aparecerem terem inventado o portal das almas de outra dimenção que seria as pessoas por traz do pc, e alguns dizem quem é um sol correndo atraz do outro como se nunca fosse visto os dois juntos mas é um correndo atraz do outro por traz, é uma justificativa do tempo tibiano ser mais rápido que nosso tempo real, sendo um dos sois tibianos o que clareia e escurece o jogo e o outro sendo o nosso sol rl que faz com que o clima seja quente ou frio ou ameno ou florido, tipo assim sacam?? nossa essa explicação foi foda mas espero que tenham entendido... hehehe seria mais ou menos assim a justificativa cip de coisas que não precisavam ter sido inventadas.... 00h ~ 06h - Inverno 06h ~ 12h - Primavera 12h ~ 18h - Verão 18h ~ 24h - Outono isso não me lembro se aparece no genesis mas é baseado em livros tibianos mas o problema é saber se são verdadeiros ou não, têm livros que dizem que as bebidas alcoolocas são coisas do demonio e até mesmo a gravidade é coisa do demonio aHUSoHASOuhASOuas
=] | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Qui Jan 29, 2009 3:53 pm | |
| Tem uns livros zuados mesmo. Entendi a sua explicação, Will... mas só acho que se fossem os roleplayers que tivessem inventado as estações e tudo o mais, não seria tão bagunçado assim u.u . Que droga, essa da Cipsoft das estações. Vou desconsiderar isso no meu rp e seguir o calendário do Alessandro, é mais inteligente ._. | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Qui Jan 29, 2009 4:01 pm | |
| Sim, o calendário do Alessandro é bem mais inteligente, por que eu dei a idéia, há vários meses atrás.
De qualquer modo, não sabia disso das estações. |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Qui Jan 29, 2009 4:05 pm | |
| Tem alguns livros tibianos que dizem que os elfos não foram criados pelos mesmos deuses que os humanos. Outra. Os elfos vivem mais, são mais inteligentes e melhores com magia, conseguem manipular os sonhos e os seus corpos. Pô, eles são beeeem melhores que os humanos em o.o @Tempo Tenho dificuldade grande para usar isso com quantidades pequenas. Esse tópico me helpou muito Ps: Só sei uma coisa: um segundo rl não é = a um minuto in tibia. |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Qui Jan 29, 2009 4:35 pm | |
| É mesmo, os deuses elfos são outros.
Tenho a história mais ou menos detalhada de tudo aqui.
Quando possivel, postarei.
Nesse site especifica um pouco:
Abração!
| |
| | | Astinos Lamael Esse cara deve floodar, só pode!
Ficha da Personagem Personagem: Astinos Lamael Vocação: Alcóolatra
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Qui Jan 29, 2009 7:58 pm | |
| o negócio da gravidade o cara foi morto pelo rei...
quanto a livro sobre elfos, eles foram criados pelos deuses, mas se sentiram abandonados, por isso cutuam os elfos lordes que pra eles alcançaram a divindade ^^ | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Sex Jan 30, 2009 6:12 am | |
| po galera a dúvida era sobre o tempo dai expliquei o negócio do tempo e as estações do tempo apartir de alguns livros loucos e explicações que a cip faz para coisas que não precisavam de explicações mas disso para colocar links de livros...
link retirado por mim! =]
e davi 1 segundo rl equivale a 24 minutos tibianos. ou seja, se você em dois segundos solta duas runas, seu char levou quase uma hora para soltar essas duas runas, vide tópico de pvp.
e na verdade não que eu disgoste dessas estações do tibia mas acho que eram desnecessárias mas já que tem bem de vez em quando eu interpreto isso, no meio da tarde "ah como ta calor", de madrugada "ah como ta frio", mas agora eu tenho jogado apenas todos os dias na mesma estação hehehe
=] | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Sex Jan 30, 2009 6:33 am | |
| Tibia não dá margem pra interpretações climáticas. Não chove, não neva fora das ilhas lá congeladas nem nada. O máximo que você pode fazer é imaginar. Ontem, por exemplo, nas cavernas do deserto, Lyan tava sentindo bastante calor. Além da caverna situar-se abaixo do deserto, que já é quente por natureza, ela não deveria perder calor igual o deserto durante as noites, permanecendo quente mesmo nessa condição. Acrescentando o fato da caverna ter áreas com magma, pode-se imaginar que ela é bem quente ;D
Mas como o Will disse, pensar nas estações é meio sem noção, já que nem temos um local (ou pelo menos não que eu conheça) pra acompanhar a data e a estação no Tibia. Por isso mesmo vou seguir o calendário do Alessandro, mas desprezando as estações, já que elas praticamente nem existem. De uma forma ou de outra, vão continuar tendo flores fora da primaveira, as árvores não vão perder folhas no outono, não vai nevar no inverno e nem sair fumaça das ruas no verão.
@ Link do Yuri
Achei desnecessário ter deletado o link. Era algo interessante pra se ler. Peço ao Yuri que faça outro tópico e post o link novamente.
Obs by Will =]: Querem ler os livros leiam no tibia, ou entre nos sites por ai mas não devemos incentivar spoils. =] | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Sex Jan 30, 2009 9:42 am | |
| Ah, sei lá... Esse site tem todos os livros, mas aquele link que eu mandei não é dos livros, é apenas um resumo de todos os deuses do tibia, e não existe livro com aquele conteudo.
Se existe, é alguma quest não descoberta.
xD | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Sex Jan 30, 2009 9:47 am | |
| 1 - elfos perderam na era do caos e os deuses precisaram criar os humanos, e os humanos venceram... portanto, humanos rulam e elfos são bichinhas
2 - se humanos viverem apenas 100 anos em breve seremos um grupo de fodões from hell q nunca morrem... | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Sex Jan 30, 2009 10:37 am | |
| Acho que no universo de Tibia (acho não, tenho certeza, mas coloquei acho pra dar efeito) qualquer humano pode viver mais de 100 anos. Por isso sigo o ideal do Rick Bonecrusher. Enquanto um personagem meu tiver um propósito in-game, ele viverá, memsmo que tenha que ressussitar para isso.
O Lyan eu tô curtindo bem mais que o Hewtom. Acho que vou inventar propósitos pra fazer ele passar uns bons anos ;D . A vantagem dele ter começado criança é que só daqui dois anos na rl ele vai começar a envelhecer mesmo.
Quanto aos NPCs, concordo com o Yuri, são ETs. Então não vou usar eles como exemplo pra longevidade humana ou pra envelhecimento, etc.. Até porque até hoje meus chars não sabem e nem se importam com a idade deles. Se a Cipsoft tivesse saco, eles provavelmente contornariam isso criando outros NPCs. Mas pra quê? São poucos os que dão atenção a coisas assim, assim como são poucos os que dão atenção a estações, chuvas, etc.. Só os roleplayers mesmo, que infelizmente são minoria... ainda.
@ Livros
Pra quem é craque em inglês, maravilha. | |
| | | Gorner The Doppleganger
Ficha da Personagem Personagem: Michael Gant Vocação: Kight
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Sáb Jan 31, 2009 2:20 pm | |
| Poxa, bem que podia ser diferente o envelhecimento dos nossos chars, eles sem dúvida podem viver muitos e muitos anos, eles poderiam envelhecer mais devagar...O Tibia não é um jogo convencional mesmo, não segue a risca outros RPGs clássicos | |
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. Sáb Jan 31, 2009 2:28 pm | |
| a meu ver a aparencia mantida durante os anos a mais é a da adulta, Gorn...
apenas os personagens realmente muito velhos tem aparencia velha... na minha visão! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Dúvida em relação ao tempo. | |
| |
| | | | Dúvida em relação ao tempo. | |
|