-eu me senti inspirado para escrever tal, como tutorial, mas aguardo aprovação de vocês para aceitarem como um tutorial válido ou não.Você está pronto para a guerra? - Citação :
- Num reino distante, muito distante, numa outra dimensão, havia um guerreiro, forte guerreiro, este era héroi de seu povo, sabia usar a espada, o machado e a clava, sabia utilizar o arco e as flechas e também sabia controlar o poder dos elementos. Este guerreiro era o mais poderoso de todos os seres daquele mundo.
Um simples humano, que treinou por toda a sua vida, para combater os terríveis Devoradores de Mundos e um dia, este guerreiro foi vitorioso e trouxe a tão sonhada paz ao seu mundo.
- Spoiler:
DEVORADOR DE MUNDOS (VULGO TARRASQUE)
Mas nem tudo foram flores, aquele forte guerreiro foi assassinado por um simples Kobold.
- Spoiler:
KOBOLD (VULGO INOFENSIVO)
Sem nexo a história?
No meu ponto de vista não. Aquele guerreiro dedicou toda sua vida contra um certo tipo de criatura, descobriu todas as suas fraquezas, decorou feitiços e encantamentos, descobriu os pontos mais vulneráveis para atacar aquele inimigo específico. Mas este guerreiro não havia se familiarizado contra os Kobolds e mesmo tendo força suficiente para esmagá-los como formigas (formigas normais, não as gigantes), ele não sabia que os Kobolds atacavam em grupo e foi ferido mortalmente pelas costas.
Porque guerrear?A princípio, todos nós queremos encontrar uma cara metade, casar, ter filhos, cultivar a terra, morar no campo, perto de uma lagoa e viver uma vida de paz.
Mas e quando acontecem coisas que não esperamos?
- Imagine que se daquela lagoa azul saisse uma terrível monstro da lagoa;
- Se da terra que cultivas saissem imensas minhocas comedoras de gente;
- Se sua esposa fosse raptada por uma terrível Cavaleiro Negro;
- Se seus filhos fossem raptados por uma bruxa perversa.
O que você faria diante todas essas situações? Ficaria sentado e chorando, resmungando como os deuses foram cruéis com você ou pegaria uma espada e fosse lutar contra tais criaturas (mesmo não sabendo lutar) para enfim poder ter uma vida de paz?
Na vida real aprendemos a nos defender contra certos obstáculos, aprendemos a socorrer alguém que passa mal, aprendemos a trocar o pneu de um carro, aprendemos a nos jogar no chão ao ouvir um tiro. Num mundo de fantasia medieval também precisamos saber nos defender e aprender a agir com circunstâncias diversas, desde saber como agir ao ataque dos Orcs e até mesmo saber quem procurar ao saber que está sendo transformado num porco depois da maldição de uma bruxa.
- Spoiler:
Começando: o básico.Digamos que você é jovem aventureiro, que conheceu uma rapariga na taverna e depois de muito vinho e horas de conversa vocês decidem se casar e mudar de vida. A cidade escolhida para viver é a pequena San Pablo, com toda a fortuna que você adquiriu em suas viajens (caçando tesouros, trabalhando) você consegue comprar uma pequena fazenda afastada do centro urbano da cidade.
Tudo vai as mil maravilhas, lua de mel, plantação, criação de gado. Mas numa certa manhã de domingo você percebe que seus gados estão sumindo durante o cair da noite. Com seu espírito de aventureiro você descobre que logo ali, no meio da floresta densa, há uma caverna onde vive um dragão verde e é ele que está comendo seu gado. O que você faz?
- Arruma as malas e muda de lugar?
- Pega sua espada e vai chutar as fuças do dragão?
Creio que a melhor opção seria: chutar as fuças do dragão.
Não importa para onde você vá, sempre haverão desafios a serem vencidos, sejam mais fracos ou mais fortes, sejam materiais ou imateriais, desde uma represa prestes a estourar e inundar toda a sua fazenda ou enfrentar um exército de mortos vivos comandados por um Lich poderoso.
Peguemos a represa prestes a estoura como exemplo, você precisa impedir que ela estoure, para tal você precisa ter conhecimento. Claro que não há tempo para estudar livros e livros de engenharia, então sua opção será encontrar alguém que saiba fazer isso. Encontrando essa pessoa, ela pode te ajudar de bom grado, ou pode pedir um valor em moedas de ouro, ou ela pode morar muito longe e você terá que passar, digamos, pela floresta dos demônios da terra até chegar na casa do tal construtor de represas.
As coisas podem ser fáceis ou difíceis, se você realmente anceia em impedir que a represa estoure terá que se esforçar para tal, desde conseguir madeira para reforçar a represa, ou moedas de ouro para pagar o valor cobrado, ou força suficiente para enfrentar os demônios da terra que moram na floresta, ou até mesmo forçar o construtor de represas a fazer o serviço de graça ou aprender uma magia elemental muito poderosa para controlar a água da represa. Suas alternativas podem ser ilimitadas, desde que você seja capaz de faze-las, pois seu objetivo é lutar contra o acontecimento e não fugir.
Agora digamos que seu inimigo seja o exército de mortos vivos liderados pelo Lich poderoso. Você terá que impedi-los. Seja sozinho ou acompanhado do resto da cidade, ou acompanhado de meia duzia de aventureiros. Primeiramente você terá que ter forças e habilidades para vencer os mortos-vivos, pois o Lich poderoso não vai aparecer logo de cara, ele é esperto, ele manda seus lacaios fazer o trabalho sujo enquanto fica seguro na sua torre.
Neste ponto você precisa saber se:
- Sou forte para vencer um morto-vivo?
- Sou forte para vencer vários mortos-vivos?
- Sou forte para vencer todos os mortos-vivos de uma vez?
- sou forte para vencer o Lich?
- Sou forte para vencer o Lich junto de seu exército?
Se você não for forte para vencer o Lich junto de seu exército, desista, você irá morrer. De nada adianta vencer apenas o exército sendo que o Lich pode enviar mais e mais soldados mortos-vivos.
- Spoiler:
No meio do caminho: o treinamento.Agora cabe a você tomar uma decisão importante: irei realmente lutar ou não?
Se sua respota for sim, irá lutar, prepare-se, pois há muito que aprender. Uma vez que seu inimigo esteja decidido, você deve estudá-lo, seja em livros ou com outras pessoas, precisa conhecer suas fraquezas e saber o que afeta ele, quais suas vulnerabilidades, quais seus poderes, onde se esconde, como agir. Sabendo de tudo isso, ou pelo menos um pouco disso, digamos que você terá uma vantagem a mais sobre seu inimigo.
Agora olhe para você mesmo, como está sua habilidade com a espada? Como está sua habilidade com o escudo? E seus equipamentos são fortes o suficiente? Se tudo estiver em ordem, vá e traga a cabeça do seu inimigo numa bandeja, caso contrário você morrerá, a menos que você treine.
O treino é a parte mais importante de qualquer guerreiro, seja ele cavaleiro, arqueiro ou mago. Até mesmo um cozinheiro precisa treinar suas habilidades para fazer pratos deliciosos, com um combatente não seria diferente. Você precisará se dedicar de corpo e alma ao treino para alcançar um nivel perto da perfeição.
- Treine com um mestre, ele é mais experiente e pode de dar muitas dicas;
- Treine sozinho, seu mestre nunca irá lhe ferir gravemente, mas os monstros da floresta irão, a prática leva a perfeição;
- Não treine apenas seus músculos, treine sua mente também, saiba usar magias nas horas certas, saiba usar o ambiente a seu favor;
- Saber o que levar em sua mochila também é um treinamento, leve sempre ferramentas e poções, seja no treino ou no combate, lembre-se sempre que sua mochila não é infinita, então lembre-se de saber quantas poções você tem.
- Saber recuar também é uma arma poderosa, recue quando preciso, fuja hoje para vencer amanhã, morto você não poderá fazer nada.
- Treine o trabalho em equipe, muitas vezes você precisará de ajuda, você não é um deus, então seja humilde, ajude e seja ajudado.
Agora que você teve algumas dicas, vá e treine. Seja um treino rápido ou um treino demorado, não importa o tempo que se leve, o que importa é que o treino precisa ser dedicado.
- Spoiler:
Agora é a hora: a guerra começou!Existem muitos tipos de guerras, guerras violentas e guerras pacíficas, guerras diplomáticas e guerras sobrenaturais, muitas vezes as guerras são contra monstros, outras vezes contra reinos vizinhos, existem as guerras entre um povo contra seu próprio povo, guerras do povo contra seu rei, guerras do bem contra o mal e as guerras de você contra você mesmo.
Uma guerra geralmente é dividida em várias batalhas, mas você deve ter em mente que vencer uma batalha não é vencer a guerra, não pense que a guerra acabará porque você venceu uma ou duas batalhas, na guerra não existem pontos, é um mata-mata, a guerra só acaba quando o adversário recuar, ou quando o adversário for aniquilado, em outros casos, quando você morrer, então a guerra terá acabado para você.
Até agora eu só falei de guerras, em nenhum momento eu citei batalhas, duelos, desafios ou afins, porque toda luta deve ter a seriedade de uma guerra, toda vez que sua vida estiver em jogo, você está numa guerra, a guerra da vida contra a morte.
Na guerra da vida contra a morte, qualquer coisa ou criatura que lhe ameace é seu inimigo, conhecer todos eles é um ato de sabedoria, saber como enfrenta-los é sua maior arma, você não tem apenas um inimigo, você tem um mundo de inimigos.
Lembre-se também que sempre haverá criaturas, monstros e humanos, mais fortes e cada vez mais fortes, o treinamento será eterno e a vida não será um mar de rosas. Deve-se estar preparado para tudo e para todos, deve estar preparado para lutar e preparado para amar, deve-se estar ciente de que o mundo não é brincadeira, viver nele é uma coisa séria, muitas pessoas podem depender do seus atos, muitas vidas podem estar em suas mãos, então aja com responsabilidade e vença as guerras.
- Spoiler:
"A primeira guerra de nossas vidas e contra nós mesmos"
_________________________________________________________________
Imagens: Google
Douglas Ricardo "Bruxo Liqnkr" Marciano
Abraços a todos os amantes do RPG!