GUIA DE INTERPRETAÇÃO DE ELFOS
O nome
elfo vem do anglo-saxão
ælf, e faz parte de muitas mitologias do norte europeu, notoriamente a mitologia nórdica. É nesta que se faz o mais velho registro dos elfos; eles eram seres fantásticos, tal como ninfas ou dríades. Quando um homem morria, tinha a chance de adquirir a posição de elfo (como ocorreu com o rei Olaf Geirstad-Alf). Para eles, os elfos e homens podiam cruzar entre si, gerando os chamados meio-elfos.
Os ingleses antigos também acreditavam em elfos, tendo deles uma visão hostil. Para eles, esses seres eram criaturas demoníacas, em contraste com o elfo belo e divino nórdico. Também os germânicos não gostavam dos elfos - para se ter uma ideia, a palavra
Alptraum [pesadelo, em alemão], ao pé da letra, fica
sonho élfico.
• Elfos vivem longamente*. Consequentemente, tendem a ser conservadores, e, ainda, protelam mais;
• Os elfos não são destrutivos como as outras raças. Eles sabem quanto tempo leva para a natureza se recompor da destruição de outras raças; por isso, vivem harmonicamente com ela;
• Elfos têm paciência. Muita;
• Evitam-se grandes amizades com mortais, pois sabem que ela será rápida e o fim será triste para ele (ele mesmo, é claro);
• Elfos não simpatizam com anões;
• As artes em geral são apreciadas pelos elfos - pintura, escultura, poesia, música, dança, etc.;
• Os elfos dão grande valor às estrelas, à lua e ao mar;
• Dão grande valor, também, à religião, qualquer que seja;
• Uma vestimenta leve é preferível;
• O forte dos elfos é o conhecimento;
• Há um contato muito próximo para com a natureza;
• Elfos são orgulhosos de serem elfos e menosprezam as raças "inferiores". Ainda assim, acreditam que toda forma de vida é importante - exceto os orcs, que, para eles, foram criados para destruir a raça élfica;
• Os elfos têm uma taxa de natalidade baixa - não é preciso ter bebês em curtos períodos de tempo quando se vivem séculos. Em consequência a sua eternidade, os elfos tendem a ser mais promíscuos. Eles conseguem ter filhos com outras raças, mas assim são rejeitados da sociedade élfica (vide o item
Meio-Elfos) - sua gravidez demora um ano (duas semanas na vida real);
• Elfos podem esperar um longo tempo até encontrarem sua alma-gêmea;
• Os elfos, no Tibia, podem mudar a aparência do recém-nascido durante a gestação;
*como o mundo de Tibia é recente em relação ao mundo real/Terra-média, não se sabe com exatidão a longevidade dos elfos.- Características Físicas e Habilidades
• A maioria dos elfos tem a pele clara;
• Os elfos têm ausência quase total de pelos, exceto pelo cabelo e pela sobrancelha;
• A orelha dos elfos tem a forma de uma folha (pontuda);
• Geralmente, eles são altos;
• Os elfos têm os sentidos aguçados - a visão, em especial - e correm rapidamente;
• Elfos são arqueiros e feiticeiros natos, especialmente os da casta Deraisim e Cenath (vide o item
Diferenças entre as castas - Ab'dendriel);
• No entanto, eles têm deficiência no combate corpo-a-corpo.
Foi durante a Era do Caos que os elfos foram criados pelas divindades tibianas, juntamente com os anões. O cenário daquele tempo era preocupante: as hordas de Zathroth dominavam o continente. A raça élfica se dividiu, naquele tempo, em cinco castas. Com a criação de Ab'dendriel, algumas famílias do Deraisim criaram uma sexta casta, o Abdaisim. Atualmente, existem cinco castas nas terras tibianas.
1. ChelabdilOs Chelabdil tiveram má-sorte desde sua formação. A sua cidade, em seus primórdios, foi arrasada pelos orcs, e pouquíssimos elfos sobreviveram do ataque. São estes os que vagam pelos Campos da Glória (próximos a Carlin).
2. TeshialPouco se sabe sobre os Teshial. Desde os dias antigos, esses elfos natos em magia criaram um mundo para si, o mundo dos sonhos, e lá se refugiam.
3. CenathOs Cenath foram a casta élfica mais sortuda; sua cidade ficava em um vale secreto, onde grande cultura foi desenvolvida. Mas com o tempo, a cidadela foi descoberta pela hordas de Zathroth e destruída, mesmo com as tentativas de mantê-la segura por magia. Os Cenath uniram-se aos Deraisim quando eles construíram o acampamento de Ab'dendriel.
4. KuridaiOs Kuridai ficavam sob as terras ígneas do Monte Esterno, vivendo secretamente diante dos orcs e dragões. Durante centenas de anos, estes elfos acostumaram-se a saquear e fazer armadilhas contra as criaturas de Zathroth, até que conseguiram recursos suficientes para mudar-se para sob as colinas. Mais séculos se passaram, defendendo arduamente o território, até que decidiram por unir-se aos Deraisim em Ab'dendriel.
5. DeraisimLogo de início, os Deraisim buscaram segurança nas florestas do norte, numa vida nômade. Ao unirem-se com os Cenath, puderam construir um acampamento fixo, que é Ab'dendriel; depois, a união com os Kuridai foi feita.
6. AbdaisimQuando os Deraisim decidiram construir Ab'dendriel, algumas famílias relutaram em fazê-lo e se separaram da casta. São esses elfos os chamados Abdaisim. Atualmente, eles vivem espalhados pelo mundo, numa vida nômade. Estranhamente, eles criaram uma cidade -
Espinhumbra [Shadowthorn].
- Diferenças Entre as Castas - Ab'dendriel
Como visto na história, Ab'dendriel foi formada pela junção de três diferentes castas - os Deraisim, os Cenath e os Kuridai.
Os Cenath são aqueles que vivem acima do solo, nos galhos das árvores, e têm forte ligação com magia. Os Deraisim vivem no chão, e são os responsáveis por obter alimento para a sociedade de Ab'dendriel. E, por último, os Kuridai moram sob a terra, e são os trabalhadores braçais da cidade.
Meio-elfos são o cruzamento de um elfo com qualquer outra raça - humanos, anões, lagartos, entre outros. Geralmente, os meio-elfos com pai elfo possuem algumas características élficas em conjunto com outras, humanas, anãs, ou qualquer outra. Como os elfos podem manipular a aparência de seu filho durante a gestação, as características de uma das raças pode ser escondida quando uma elfa é a mãe.
Os meio-elfos são mortais, dependendo da segunda raça a que pertencem. Em meio a sociedade élfica, eles são vistos de modo prejorativo (mesmo que não manifestem características de outras raças). Os raros filhos de anões e elfos são igualmente rejeitados. Constata-se que os humanos, ao contrários dos elfos e anões, têm grande respeito pelos meio-elfos.