Olá!
Boa tarde a todos.
Esse guia é o inicio de uma serie que planejo fazer dando enfase a varias profissões aplicáveis ao Rpg. Esta serie de guias poderá ser usado como referencia para futuros personagens, ou para ajudar com a interpretação de personagens já existentes.
Bem... Vamos ao que interessa:
Mercenário (do latim mercenariu, de merce = comércio) é o nome pelo qual é chamado aquele que trabalha por soldo ou pagamento. O termo designa, especificamente, os soldados que lutam objetivando o pagamento ou a divisão dos despojos, sem ideais ou fidelidade a um estado ou naçãoSimplificando: Um mercenário é basicamente um guerreiro de aluguel. Alguém que oferece serviços de homicídio, guarda costas, soldado, entre outros, em troca de uma quantia adequada de ouro ou outros bens materiais.
Mercenários podem ser usados na guerra (contratados pelo estado-nação, império ou reino) formando tropas de reforço ou pelotões individuais. Quando em tempos de paz, a ajuda vinda dos mercenários se torna um problema para o estado, pois a tendencia, a menos que exista alguém que possa oferecer trabalho remunerado, é que os mercenários fiquem a margem da lei, cometendo crimes, praticando roubos, assaltos e latrocínios.
Contratar um mercenário não quer dizer que ele realmente vai fazer o que foi pago para fazer. É um comportamento comum a mercenários, mudar de lado numa batalha ou abandonar uma missão desde que haja outro serviço mais bem pago disponível.
Bom... Agora uma analise com olhos tibianos aos mercenários.
Usando um exemplo power gamer:Todos já devem ter reparado que geralmente em caçadas em dupla ou em grupo, o Cavaleiro bloqueia a criatura, para que os encantadores e atiradores possam mata-la. Quando isso ocorre, o mais comum é que haja um acordo entre os integrantes do time, e geralmente os espólios da batalha ficam com o cavaleiro, e a experiencia fica com os encantadores e atiradores.
Essa é justamente uma das funções de um mercenário em tibia, já que podemos ver que o guerreiro se pôs em perigo, e colocou seu escudo a serviço do grupo, em troca de bens materiais.
Uma visão Roleplayer dos mercenários em tibia:É comum que um personagem cace e se aventure só para acompanhar uma amigo em uma missão perigosa, ou que algum cavaleiro lute por fama ou por honra, ou que um bardo entre em uma perigosa caverna atrás de um cavaleiro só para presenciar um grande feito... Mas isso seria improvável a um mercenário. Se ele caça, é para ganhar riquezas, se ele te acompanha em uma missão, é para receber uma recompensa...
Costumes mercenáriosOs mercenários não seguem uma regra de conduta, mas existem certos hábitos que geralmente lhes é comum.
Normalmente vivem fora dos limites das cidades devido aos crimes que cometem quando falta quem pague por seus serviços, mas nunca muito afastado.
Apesar de sua incessante busca por ouro, eles podem sobreviver muito bem
por conta, são bons guerreiros e bons caçadores.
Muito dificilmente você poderá encontrar um mercenário que se valha de magia. O mais comum são mercenários guerreiros e atiradores.
Apesar da existência de grupos mercenários, o mais comum é que trabalhem sozinhos, devido a pouca oferta de trabalhos que necessitem de um grupo. Quando estes trabalhos aparecem, eles juntam um grupo pela força da ocasião, e raramente continuam unidos depois de acabar o serviço.
Bem... por enquanto é isso. Em breve será atualizado. Lembrando que isto é apenas um guia, baseado em mercenários reais e em mercenários de outros jogos de rpg.
fontes:
http://pt.wikipedia.org http://rpgdomestre.com