Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioRPG TibiaÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tempo e Espaço.

Ir para baixo 
+5
Wk~
Irgulino
Zé dos Corvo
liqnkr
Will =]
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptySáb Jan 23, 2010 5:56 pm

Uma breve observação sobre o tempo e espaço de Tibia.

Citação :
O Tempo em Tibia (parte calculada).


00:00 – 4:00 – Dia.

(+00:40 de dia) – (+16:00 de dia)


00:40 – 20:00 – Noite.

(+00:20 de noite) – (+08:00 de noite)



Conclusão:

Horário Real.

Em Tíbia, contando a partir do tempo real, são 40 minutos (00:40) de sol / dia.
Em Tíbia, contando a partir do tempo real, são 20 minutos (00:20) de Lua / noite.

(00:40) + (00:20) = (01:00).


Quatro sextos (4/6) do dia inteiro são dia.
Dois sextos (2/6) do dia inteiro são noite.

(4/6) + (2/6) = 6/6 = 1 inteiro = 1 dia.


Horário Tibiano.

Em Tibia, contando a partir do tempo tibiano, são 16 horas (16:00) de sol / dia a partir das 04:00 horas em Tibia.
Em Tíbia, contando a partir do tempo tibiano, são 8 horas (08:00) de lua / noite a partir das 20:00 horas em Tibia.

(16:00) + (08:00) = (24:00).


Dezesseis vinte e quatro avos (16/24) do dia inteiro são dia.
Oito vinte e quatro avos (8/24) do dia inteiro são noite.

(16/24) + (8/24) = 24/24 = 1 inteiro = 1 dia.


Database:

1 minuto equivale a 60 segundos.
1 hora equivale a 60 minutos que equivale a 3600 segundos.
24 horas equivalem a 1440 minutos que equivalem a 86400 segundos.


2,5 segundos reais equivalem a 60 segundos de Tíbia que equivalem a 1 minuto de Tíbia.

2,5sR = 60sT = 1mT.


150 segundos reais equivalem a 3600 segundos de Tíbia que equivalem a 60 minutos de Tíbia que equivale a 1 hora de Tíbia.

150sR = 3600sT = 60mT = 1hT.


3600 segundos reais equivalem a 86400 segundos de Tibia que equivalem a 1440 minutos de Tibia que equivalem a 24 horas de Tíbia que equivalem a 1 dia de Tíbia.

3600sR = 86400sT = 1440mT = 24hT = 1dT.

Citação :
O Universo de Tibia (parte teórica).

Tempo e Espaço. 2e38qvr

Tibia é um dos muitos astros que fazem parte da Sea of Lights, ou ainda Mar das Luzes, uma imensa constelação que só pode ser vista durante a noite, pois fica do lado noturno do planeta.

Devido ao fato de que Tibia possui dois sóis – Suon e Fafnar –, o dia torna-se 16/24 do período de um dia, quando ambos os astros dourados surgem nos céus.

Durante 8/24 do período de um dia, os céus não possuem claridade, apenas podem-se ver as milhões de estrelas do Mar das Luzes e a constelação mágica – o coração do mar das Luzes –, Moon, ou Lua.

Isso acontece porque Tibia é um planeta que faz o movimento de rotação – gira em torno de si mesmo –, mas não o de translação – rotação em torno do sol. Pode-se pensar que o tempo passa muito mais rápido dentro de Tibia, mas não é verdade, na verdade o que é mais rápido é o movimento de rotação. Usando assim o dia e a noite para orientar-se, a contagem dos anos e dias acaba parecendo muito maior, é por isso que em Tibia é muito comum ver um homem com 600 anos, por exemplo.

Tibia não possui estações diferentes, pois o planeta nunca sai do lugar ou muda de eixo, assim como os sóis sempre permanecem no mesmo ponto. É o mesmo todo o ano, então não há uma base concreta de quando um ano acaba ou termina, podendo fazer com que os calendários variem de cultura para cultura.

"Ao criar um calendário, é importante que se tenha idéia da parte calculada e de que Tibia não possui estações. O dia possui sim 24 horas tibianas - basta olhar os relógios do jogo -, no entanto, isso não quer dizer que hajam 7 dias na semana, 30 dias no mês e 365 dias no ano.

Esta idéia aqui apresentada tenta mostrar uma teoria baseada em algumas idéias, mas sem descartar os fatos já descobertos. Aqui mostra-se o Mar das Luzes do NPC Spectulus, ambos os sóis - criando a impressão de uma perseguição -, e a duração exata dos períodos no jogo. A parte inventada, como no caso a lua, baseia-se em algumas idéias como a de que luas não existem em Tibia - pois não são apresentadas no gênesis -, mas o nome "moon" é apresentado sempre com o formato de uma lua minguante e carregando um poder mágico, então utilizei o termo "moon" para uma constelação com formato minguante.

A idéia de que os astros são parados no universo é devido ao fato de que não há estações em Tibia, sendo que as estações são ocasionadas pelo movimento de translação."



Base para teoria:

O NPC Spectulus em Edron, um astrônomo.
Observação de uma hora sobre as mudanças do tempo tibiano.


Última edição por O Bardo Frustrado em Qua Fev 03, 2010 9:08 pm, editado 6 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Will =]
Paga-pau do Titio Xela
Paga-pau do Titio Xela
Will =]



Ficha da Personagem
Personagem: Turgon Arken
Vocação: Lenda

Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptySáb Jan 23, 2010 6:07 pm

boa matéria!

no entanto para os chars é ´mais uma hipótese, e diria eu muito bem defendida!

acho que a maioria das culturas acreditam nisso!

=]
Ir para o topo Ir para baixo
liqnkr
Nobre
Nobre
liqnkr



Ficha da Personagem
Personagem: Rick Bonecrusher
Vocação: Ferreiro

Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptySáb Jan 23, 2010 6:14 pm

Então Tibia é um planeta que fica "parado" no espaço, apenas girando em torno de si mesmo e tudo o resto encontra-se imóvel?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptySáb Jan 23, 2010 6:15 pm

É uma teoria mitológica, não quer dizer que esteja correta. Tentei explicar tudo de um jeito que não perdesse o lado leigo do conhecimento astronômico, pois a Cipsoft nem nenhum NPC nunca deu um conhecimento exato do sistema que abrange Tibia e saiba lá qual outro planeta.

A única coisa que um NPC disse sobre os céus tibianos, é que há uma Mar de Luzes que pode ser visto durante a noite, e ele está tentando construir um barco para navegar nas estrelas.


Última edição por O Bardo Frustrado em Sáb Jan 23, 2010 6:30 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Teórica > Teoria.)
Ir para o topo Ir para baixo
Zé dos Corvo
6000?! Esse só pode ser o Xela!
6000?! Esse só pode ser o Xela!
Zé dos Corvo



Ficha da Personagem
Personagem:
Vocação:

Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyDom Jan 24, 2010 9:22 am

é uma ótima teoria mitologica... é claro q se formos analiza-la pelos aspectos cientificos q temos a mão é ridicula, mas nossos personagens devem ter uma ideia mais ou menos assim...


essa teoria foi escrita in-game por algum personagem teu? gostaria de q meus personagens a lessem...


Edit: Proponho fixar isso como um tutorial... de acordo?
Ir para o topo Ir para baixo
Irgulino
CONTRIBUINTE - Senhor das Almas
CONTRIBUINTE - Senhor das Almas
Irgulino



Ficha da Personagem
Personagem: Irgul
Vocação: Maluco Beleza

Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyDom Jan 24, 2010 10:17 am

Muito bom!!
Onde você ouviu falar no mar das luzes?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyDom Jan 24, 2010 10:38 am

Spectulus, em Edron. Ele está criando uma máquina pra navegar no mar das luzes.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyTer Jan 26, 2010 4:49 pm

A teoria de Gabriel é esperta. E na minha opinião, pode ser usada no jogo sem muitas complicações.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyDom Jan 31, 2010 6:57 pm

Zé dos Corvo escreveu:
é uma ótima teoria mitologica... é claro q se formos analiza-la pelos aspectos cientificos q temos a mão é ridicula, mas nossos personagens devem ter uma ideia mais ou menos assim...


essa teoria foi escrita in-game por algum personagem teu? gostaria de q meus personagens a lessem...


Edit: Proponho fixar isso como um tutorial... de acordo?

Ah, bem, fico feliz que tenha gostado - e a propósito, desculpe pela demora.
Ficaria honrado se fosse colocado como um tutorial, sinceramente, honrado.

Sobre se uma personagem a escreveu, ainda não é uma idéia formada, mas uma de minhas personagens está formando a idéia desta teoria.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyQua Fev 03, 2010 9:02 pm

Me desculpem o post duplo, mas deveria avisar que um dos cálculos - o dos segundos - estava incorreto!

Calculando melhor o tempo e o paralelo entre o tempo real e o tempo de Tibia para criar um próprio e autêntico calendário baseado nesta teoria, descobri que, na verdade, 1 "minuto" de Tibia - que chamei de Primórdio - equivale a 2,5 segundos reais, e não apenas 1, como era de costume imaginar.

Na antiga teoria do paralelo, que foi novamente calculada, 60 primórdios - 60 segundos - seriam iguais a 1 semitório - 1 minuto real, 1 hora de Tibia -, logo, 1 dia inteiro de Tibia levaria apenas 24 minutos para estar feito!
E sabemos bem que isso não é verdade, pois o processo leva 1 hora!

Então decidi montar o fato novamente, e descobri que, na verdade, 60 primórdios - que são 150 segundos, e não 60, pois a contagem dos segundos na verdade é de 2,5 - seriam iguais a 1 semitório - que são 3600 segundos reais, exatas 1 hora.

Seguindo esta linha de raciocínio, pode-se notar que, agora, 1 hora real realmente equivale a 1 dia inteiro de Tibia.

É, eu sei que isso faz eu parecer meio louco e paranóico, mas me desculpem pela falha.

Edit.:

Relação entre o calendário e o tempo corrigido:

Tempo e Espaço. 10sg9hl

Como não há especificado em Tibia o nome minuto, segundo, ou hora; siga esta idéia:


Primórdio é a contagem cordial que conhecemos como segundos. A mais simples das contagens, pode chegar a até 60 primórdios.

Semitório é a contagem de 60 primórdios. Pode chegar a até 24 semitórios, que é o mesmo que 1 hora real, ou 1 dia inteiro de Tibia.

Claéru é o conjunto de 24 semitórios, isto é, 1 dia inteiro de Tibia, 1 hora real. (Note que neste calendário, não há a definição de semana ou mês).

Flöru é a contagem dias reais. 1 Flöru é igual a 24 claérus, isto é, 24 horas reais = 1 dia real.

Fructácio é o ano tibiano deste calendário, contendo 100 dias reais - 100 Flörus.
Ir para o topo Ir para baixo
Wk~
Paga-pau do Titio Xela
Paga-pau do Titio Xela
Wk~



Ficha da Personagem
Personagem: Wk~
Vocação: God.

Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptySeg Fev 08, 2010 5:08 pm

Uma hora real = Um dia
Um dia real = 24 dias no Tibia.
(24 dias no Tibia = um mês no Tibia)
14 dias reais = um ano tibiano.
Um ano real = 26 anos tibianos.

(nem sei porque postei isso, mas é assim que conto a idade de minhas personagens :X)
Ir para o topo Ir para baixo
Thomaz Wolfhund
Pessoa Normal
Pessoa Normal
Thomaz Wolfhund



Ficha da Personagem
Personagem: Tobi Wolfhund
Vocação: Bardo

Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptySeg Fev 08, 2010 5:51 pm

E como se chamaria teu calendário?


Mas eu ainda prefiro o Aliciano... talvez por costume ._.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptySeg Fev 08, 2010 7:05 pm

Eu ainda acho que Tibia tem dias com 24 ciclos solares.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptySeg Fev 08, 2010 8:17 pm

O calendário não tem nome, pois ainda não foi criado dentro do jogo.

Acho o calendário Aliciano bacana, mas creio que peca em alguns poucos aspectos - ao meu tolo ver, é claro.
Tentei me aprofundar ao máximo da compreensão do tempo para formar este, sem nome.

É claro, é só uma opção.
Como foi dito no post, calendários variam por cultura.


Neil Maelzath escreveu:
Eu ainda acho que Tibia tem dias com 24 ciclos solares.

E tem!
Cada ciclo solar equivale a 1 Claéru, totalizando 24 Claérus, forma-se um Flöru - um dia completo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptySeg Fev 08, 2010 8:57 pm

Citação :
Claéru é o conjunto de 24 semitórios, isto é, 1 dia inteiro de Tibia, 1 hora real. (Note que neste calendário, não há a definição de semana ou mês).

Flöru é a contagem dias reais. 1 Flöru é igual a 24 claérus, isto é, 24 horas reais = 1 dia real.

O que eu estou dizendo é que dia no Tibia = dia real. Ou seja, é como se fosse 1 Flöru = 1 Claéru (btw, que nomes horríveis >.>).
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptySeg Fev 08, 2010 9:58 pm

Neil Maelzath escreveu:
O que eu estou dizendo é que dia no Tibia = dia real. Ou seja, é como se fosse 1 Flöru = 1 Claéru (btw, que nomes horríveis >.>).

Sim, sim. Entendo.
Ah, os nomes não são tão ruins. Os bolei pensando no crescimento de uma planta. (?)

Bem, casos à parte, é apenas um calendários de vários que existem por aqui. Smile


Última edição por O Bardo Frustrado em Ter Fev 09, 2010 7:18 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Irgulino
CONTRIBUINTE - Senhor das Almas
CONTRIBUINTE - Senhor das Almas
Irgulino



Ficha da Personagem
Personagem: Irgul
Vocação: Maluco Beleza

Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyTer Fev 09, 2010 1:14 pm

Esse calendario parece com o da Zertinan. .-.
A diferença que está mais explicadinho e com nomes mais bonitinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Zé dos Corvo
6000?! Esse só pode ser o Xela!
6000?! Esse só pode ser o Xela!
Zé dos Corvo



Ficha da Personagem
Personagem:
Vocação:

Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyTer Fev 09, 2010 4:47 pm

nomes mais bonitinhos?!?!?! caramba... como conseguiram inventar nomes piores? ;P
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyTer Fev 09, 2010 4:53 pm

Zé dos Corvo escreveu:
nomes mais bonitinhos?!?!?! caramba... como conseguiram inventar nomes piores? ;P

²
Ir para o topo Ir para baixo
Irgulino
CONTRIBUINTE - Senhor das Almas
CONTRIBUINTE - Senhor das Almas
Irgulino



Ficha da Personagem
Personagem: Irgul
Vocação: Maluco Beleza

Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyTer Fev 09, 2010 6:03 pm

Eu só não gostei do Claérus e do Flörus.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyTer Fev 09, 2010 7:14 pm

Mas que exagero.
Por que diabos os nomes são ruins?
Porque eles não são inspirados em Corvolo ou Domainy?

A pronúncia não é mais difícil do que Ark(Set)embro ou Fructário, então, por favor, não me digam que é este o problema.

Se acham o nome simplesmente feio, muito bem, gosto é gosto.
Fiquem com o seu e façam um calendário com nomes mais bonitinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyTer Fev 09, 2010 7:52 pm

O Bardo Frustrado escreveu:
Porque eles não são inspirados em Corvolo ou Domainy?

Exatamente, prontofalei bjsmiliga.
Ir para o topo Ir para baixo
Zé dos Corvo
6000?! Esse só pode ser o Xela!
6000?! Esse só pode ser o Xela!
Zé dos Corvo



Ficha da Personagem
Personagem:
Vocação:

Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyTer Fev 09, 2010 8:29 pm

acontece bardo frustrado, q bom gosto é q nem braço! xD

alguns simplesmente não tem!

e me permita dizer, mas ainda não vi nenhum calendario nesse forum q tivesse bom gosto pros nomes! e não foi o teu a apresentar nomes bonitinhos! =) não vejo pq se sentiu ofendido...

e não, não vou fazer um calendario com nomes bonitinhos =´( sou pessimo pra nomes! (pelo visto não sou o unico)

caso tiver duvidas, consulte os verbetes: Troll, Brincadeira, Booling, Deboche.




NB: se continuar brabinho por causa da encheção de saco, escreva o post q vc iria escrever aqui reclamando numa folha de papel, enrola e... bem, já sabe.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyTer Fev 09, 2010 8:36 pm

O que ser NB? o.o
Ir para o topo Ir para baixo
Zé dos Corvo
6000?! Esse só pode ser o Xela!
6000?! Esse só pode ser o Xela!
Zé dos Corvo



Ficha da Personagem
Personagem:
Vocação:

Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. EmptyQua Fev 10, 2010 9:57 am

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tempo e Espaço. Empty
MensagemAssunto: Re: Tempo e Espaço.   Tempo e Espaço. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tempo e Espaço.
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» O "TEMPO ESPAÇO" [ *-* ]
» ESPAÇO
» ESPAÇO P/ OUTRAS SS's
» [Developer Note] Abra espaço!
» Efeito de magias e lutas no espaço

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: RPG Tibia :: Artigos e Tutoriais-
Ir para: