Manual do Novato
Princípios e mecânicas do RoleplayOpa! E aí? Eu sou o
Van, mas fique à vontade pra me chamar de
Daniel,
Vanessa,
Nessinha,
Boots ou
"aquele lá com sotaque de carioca".
Então você chegou agora provavelmente viu e se interessou por esse jeito
diferentoso de tratar o Tibia. Talvez você já tenha contato com outras coisas similares tipo
RPG de mesa ou
teatro, então já deve ter noções. Se não, sem problemas, é fácil!
Sei que pode parecer meio confuso, mas vamos em uma coisa de cada vez. Que tal começarmos com...
A PersonagemOk, nós somos
roleplayers, mas o que isso significa? Basicamente nós tratamos nossos chars no Tibia como verdadeiras
personagens. Vou exemplificar, meu char é o
Lucius Pendragon e ele tem diversos trejeitos.
Lucius tem pontos positivos, como ser
focado,
determinado,
habilidoso com a espada e
manjador das engenharias e estratégias de guerra. Apesar disso ele é horrível em
se expressar com palavras, é extremamente
orgulhoso e, no fundo, odeia aquele tal de
Kael Daranor. Mas isso é outra história.
Eu não tenho problemas de me expressar como ele tem (e nem odeio o Kael), mas aqui eu estou interpretando e, quando eu entro na pele do meu char eu
preciso pôr em prática os traços dele.
Por isso, quando for criar sua personagem, pense nessas coisas! E aqui vai uma dica que um antigo usuário do fórum deu num tutorial dele: procure ter sempre algum trejeito em comum com a sua personagem. Eu e o
Lucius compartilhamos esse
orgulho e isso facilita muito pra interpretar. Depois de um tempo o roleplay com a personagem simplesmente flui, você nem precisa pensar "O que meu char faria?". Você simplesmente sabe (:
Continuando pra parte que eu gosto mais...
O CenárioPortuguês ou inglês?Basta observar o que acontece. O inglês é o
idioma oficial dos humanos, mas também falamos português; é como acontece em países como a
Holanda, por exemplo. Não precisa grilar com isso.
Como contar o tempo ingame?Há muito tempo uma personagem criou um calendário e chamou-o de
Calendário Aliciano e é o mais eficaz até hoje. Um dia ingame corresponde a uma hora offgame,
24 dias contam
um mês e
14 meses contam
um ano. Ao longo do tempo algumas pessoas deram nomes a esses meses, mas ninguém nunca decora. Atualmente um estudioso chamado
Alastor Basir está trabalhando nesse calendário.
Então minha personagem tem que morrer de velhice?De jeito nenhum! A não ser que você queira, claro. Interpretamos que algumas pessoas têm vidas mais longas que as outras: seja porque têm sangue de elfo, foram abençoados com vida eterna ou porque simplesmente vivem muito mesmo.
Já que você falou nisso: tenho que ser humano? Não posso ser elfo?Claro que pode! Temos vários chars elfos.
E anão, pode?Anão também pode.
Por qualquer coisa, então?Basta usar o bom-senso. Claro que você não quer interpretar uma hidra, sei lá.
As Aventuras!E não é pra isso que estamos todos aqui?
Dezenas (se não
centenas) de aventuras já aconteceram entre as nossas personagens desde o começo do
RPGTibia e consigo tirar algumas da cabeça como a luta entre a
Langobardis e os Étrios, a ascenção da
Ordem do Dragão e a amada
Veritas.
Pra se aventurar você tem duas opções: Você pode começar uma aventura com a sua personagem procurando aliados para te ajudar na sua guilda de mercenários ou pra te ajudar a recuperar os nove anéis de ouro que pertenciam à sua família e foram todos roubados
(essa é minha, não use hahaha).
A segunda opção é se envolver em alguma aventura que esteja acotencendo e acredite:
elas estão. Inclusive tem uma aventura aí rulando há anos a fio (cinco anos, acho. talvez mais), sem exagero. Tínhamos a
Langobardis, uma guilda que reunia os aventureiros de
TibiaSula, mas a guilda acabou. Hoje em dia temos a
Ordem dos Cavaleiros no Sul, uma organização aberta a qualquer um!
MiscelâneaAcho que isso resume bem o que eu acredito que seja necessário que ser um bom roleplayer. Existem alguns outros tutoriais fixados nesse board, mas eu recomende esse, já que esses outros são mais antigos e a comunidade era meio diferente.
Até mais, novato! Que seu coração tenha doze lados e queira se foder!
See you in Tibia!