|
|
| Como fazer o roleplay. | |
|
+4Zé dos Corvo Wk~ Astinos Lamael Xiahou Dun 8 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
Xiahou Dun Nobre
Ficha da Personagem Personagem: Vocação:
| Assunto: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 1:57 am | |
| Roleplay
Essa é a arte de interpretar o personagem, dar uma vida propria ao bonequinho e criar uma aparência, uma personalidade, um rosto, etc.
Como criar um personagem
Basta ter em mente um objetivo, características, personalidade, misture tudo isso e implemente no seu personagem tibiano.
Você poderá ser um cavaleiro bravo, alto e forte, com uma armadura prateada que seu pai lhe deu, sem um de seus dentes, perdidos em uma batalha travada contra os orcs, com um gênio explosivo e impaciente, namorador e leal aos seus mestres.
Poderá ser tambem um mago branco, que ajuda os desamparados e feridos, baixo e gordo, com um manto branco jogado sobre seus ombros, "usando sempre seu cajado de cura e levando consigo suas principais invenções, as poções mágicas." (essa parte ficou paia... dugiro substituir... e não cite magos brancos, remetem a tolkien e as pessoas começam a delirar, editei por preguiça de quotar cada parte, sou Alice ;D)
Vamos criar um personagem que eu irei utilizar para esse "tutorial", seu nome será Turgon Arken. (isso não é um tutorial...)
Primeiro parta para a parte física do personagem, no caso, Turgon será um velho, com estatura baixa, corpo frágil, porém com pernas resistentes de tanto andar pelo mundo tibiano, barbas grandes e grisalhas, olhos azuis e sinceros. (fisico muito curto... dá para falar sobre suas espressões faciais, as peles caidas, os musculos já flacidos, as vestes e mantos simples e por ai vai...)
Agora vamos para o psicologico. Turgon será um homem calmo e paciente, sempre disposto a ajudar sua comunidade, a langobardis, sábio como os mais sábios dos magos, já viu várias bibliotecas e por suas mãos já se passaram vários livros, de todas as cores e tamanhos. (expecifique o determinismo, o homem como fruto do meio e de sua historia, portanto a historia do personagem cria a personalidade dele...)
Nessa fase iremos definir as suas qualidades e defeitos. O velho homem sabe usar uma espada como poucos soldados thaienses, mas seu braço foi mordido por uma cobra venenosa e ainda hoje ele não consegue usa-lo com tudo, é tambem um bom mercador, vende comidas para os tibianos, sabe como lidar com vários tipos de alimentos e sabe tambem fazer poções, as quais podem ter efeito de cura ou até um gosto bom, está sempre gripando por qualquer chuva, sua saúde frágil não lhe permite fazer grandes caminhadas sem uma boa acampada na floresta. (chars não fazem poções... e se algum char falar q faz vou chama-lol de mentiroso... rpg é interpretar, não fazer coisas impossiveis!)
E por ultimo mas não menos importante, a história do personagem. Turgon, o amigo de todos, nasceu em thais, se criou, cresceu e envelheceu lá, vendeu comida por toda sua vida e ajudou como pode a langobardis, sua comunidade. Um dia então o velho homem encontra uma bola (esfera, talvez...) mágica, parecia ter efeitos sobrenaturais, mas turgon ainda desconhecia. Depois de muito ser atacado pelos inimigos (dos) langobardos, ele tomou uma decisão que provavelmente o deixaria entre a vida e a morte, iria navegar até os mares da ilha inicial, rookgard. Disse para todos seus companheiros que a sua partida era por causa dos velhos assassinos e lá ele encontraria paz, mas o que ele realmente queria era mudar seu destino. A velha bola, depois de ser usada por arken, mostrou seu futuro, ela o dizia que ele morreria para o basilisco, empetrificado. Turgon temendo então, foi ao encontro da besta e a atacou, o que ele não sabia era que seu futuro seria realmente cumprido e a bola estava certa, turgon não sobreviveu as terríveis magias da cobra. (vc sabe o fim... mas não o começo =P) (notem q há duas estatuas, ou homem petrificados, na sala do basilisco... são eles arken e corvolo =P)
Obs: A história do seu personagem não terá de ter fim, dentro do jogo você faz o fim pra ela, turgon por exemplo só era vendedor de comidas e no jogo, chegou a pegar a tal bola e dai sua história foi sendo desenrolada.
Como interpreta-lo
Para interpretar seu personagem, você terá que fazer uso de alguma regras, tais como o uso de "< mensagem >" e o uso de "//mensagem".
"<>" é usado quando seu personagem quer expressar algum pensamento, emoção ou ação. < Chuta a bola > Exemplo de ação, < Chora > Outro exemplo de ação, < Fica aparentemente triste > Exemplo de estado emocional, < Será que ele tem mesmo a idade que diz? > Exemplo de pensamento.
"//" é usado quando o dono do character quer falar alguma coisa fora do jogo. // Você viu o jogo do palmeiras ontem? // Não acredito como ela pode ser tão gata! // Será que tu vai mesmo amanhã?
Conceitos básicos de roleplay
Tenha em mente que você e seu personagem são pessoas diferentes, que o que acontece dentro do jogo, morre por ali, que suas atitudes são diferentes das dos seu personagem.
Digamos que seu personagem brigou com um forte arqueiro, que se achava o tal e não queria obedecer as leis do governo, você como um cavaleiro leal, discordou dele e acabaram se desentendo, depois de várias conversas se atacam e você ocasionalmente sai ferido. Você pode ter tido raiva do arqueiro, mas não pode deixar isso transparecer para o dono do personagem, lembre-se você e seu personagem são pessoas diferentes, seu inimigo e o personagem dele são pessoas diferentes.
E então suponho que você tenha um inimigo no colégio e por acaso ele está jogando tibia e interpretando tambem, você não deve e não pode revidar a sua raiva no amigo de escola, porque o personagem dele não é ele e por isso são pessoas diferentes, conceitos diferentes, não use seu personagem para brigar com o dele só por causa de suas brigas na vida real.
Bom-senso
No roleplay você pode ser tudo, mas não abuse! Muitas vezes as pessoas querem ser poderosas demais e isso se torna chato. Você pode fazer um mago morto-vivo, com inteligência acima do seu tempo e que não pode ser morto, por um lado isso é bom, afinal você é quase indestrutível! Mas por outro ninguem vai querer se aproximar de ti, ou por medo ou porque não seria legal interpretar com uma pessoa tão forte e sem fraquezas nem defeitos, por isso pense antes de fazer seu personagem e tente adapta-lo a sua concepção, se quer que ele seja amigável, faça-o com características não tão assustadoras, mas se quer ficar isolado e que ninguem interprete contigo, faço-o um grande mago que não morre.
Última edição por Xiahou Dun em Ter Set 30, 2008 3:47 am, editado 1 vez(es) | |
| | | Astinos Lamael Esse cara deve floodar, só pode!
Ficha da Personagem Personagem: Astinos Lamael Vocação: Alcóolatra
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 9:06 am | |
| faça menção à apelação, tipo ditar o que outros personagens fazem ou o que acontece com eles, cada um deve controlar apenas seu personagem e não o dos outros... | |
| | | Wk~ Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Wk~ Vocação: God.
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 11:42 am | |
| Certo, já temos um começo. Se estamos ensinando roleplay nessa matéria, acredito que possa ser útil falar como criar uma personagem, o que acham? | |
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 2:18 pm | |
| e tbm como treinar skills, me perguntaram isso hoje, tentei explicar do melhor jeito que pude ^^ mas fica melhor com a explicaçãop de todos | |
| | | Xiahou Dun Nobre
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 5:02 pm | |
| Então eu adiciono: criar um personagem e como agir perante algumas situações no dia-a-dia tibiano. Certo? | |
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 6:48 pm | |
| sim, mas não sei se apelação entra no quesito dia a dia xP mas deve entrar e eu to meio confuso agora por conta das 8 provas xP | |
| | | Zé dos Corvo 6000?! Esse só pode ser o Xela!
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 6:56 pm | |
| as apelação vão no como interpreta-lo...
ta uma boa base, mas acho q podemos melhorar isso...
pensarei em algumas coisinhas, se tiver tempo escrevo... | |
| | | Wk~ Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Wk~ Vocação: God.
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 7:04 pm | |
| Dá pra usar o conteúdo que tem nos tutoriais... Agora ovu num rodízio de pizza. | |
| | | Tails Membro
Ficha da Personagem Personagem: Minotaur Tuckz Vocação: Bêbado Profissional
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 7:48 pm | |
| - Thulio Santos Almeida escreveu:
- faça menção à apelação, tipo ditar o que outros personagens fazem ou o que acontece com eles, cada um deve controlar apenas seu personagem e não o dos outros...
é... fora isso, acho que não falta mais nada. | |
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 8:36 pm | |
| - kabelo escreveu:
- Thulio Santos Almeida escreveu:
- faça menção à apelação, tipo ditar o que outros personagens fazem ou o que acontece com eles, cada um deve controlar apenas seu personagem e não o dos outros...
é... fora isso, acho que não falta mais nada. olha só... o viajante do tempo! não tive chance de falar contigo antes, dark... mas foi decadente o q tu fez... zannon leva tudo na brincadeira, ele não é rp totalmente... mas vc ir na dele e controlar a vida de um char e apelar daquele jeito... normalmente vc não faria isso O.o acho q vc se deixou levar ^^ acontece... | |
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 8:40 pm | |
| ????????????????????????
o que foi que aconteceu???? 0.o | |
| | | Yuri Mais de 3000?! Sem ss é fake!
Ficha da Personagem Personagem: Benjamin Fenwick Vocação: Batedor
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 8:56 pm | |
| A historia dos olhos???
Sobre a matéria, está perfeita.
Por mim, nem acrescentaria nada...
Se acrescentar vai ficar um pouco maior e mais consativa, mas com um conteudo bem melhor...
Não sei.
xD
Abraços! | |
| | | Tails Membro
Ficha da Personagem Personagem: Minotaur Tuckz Vocação: Bêbado Profissional
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 8:58 pm | |
| - Alice Arken escreveu:
- kabelo escreveu:
- Thulio Santos Almeida escreveu:
é... fora isso, acho que não falta mais nada. olha só... o viajante do tempo!
não tive chance de falar contigo antes, dark... mas foi decadente o q tu fez... zannon leva tudo na brincadeira, ele não é rp totalmente... mas vc ir na dele e controlar a vida de um char e apelar daquele jeito... normalmente vc não faria isso O.o acho q vc se deixou levar ^^ acontece... bah... pensei que ele tava levando a sério aquilo lá >.< ah cara, sei lá, acho que até que é possível sim... mas já que tu tá falando... Fazer o quê, vivendo e aprendendo
Última edição por kabelo em Dom Set 28, 2008 9:00 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | Xiahou Dun Nobre
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 8:59 pm | |
| Apelação tá dentro de bom-senso.
Se acharem alguma coisa ruim podem falar, modificar, criticar, me xingar etc. Lembrem-se que isso vai ser postado no site tudo sobre tibia e só sai daqui quando estiver perfeito. | |
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 9:11 pm | |
| exato auron, não tenhamos pressa...
@Dark: viajar no tempo ser possivel?! então pq tds os outros langobardos não viajaram no tempo pra resolver suas vidas? =P | |
| | | Draconian CONTRIBUINTE - Tarado da CAM
Ficha da Personagem Personagem: Draco Zephayn Vocação: O Druida Frustrado.
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Dom Set 28, 2008 9:14 pm | |
| Vou fazer Draco viajar no tempo e não ter sid o filha da puta que ele foi, assim quando eu voltar "Puff! Cadê a Langobardis?" | |
| | | Will =] Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Turgon Arken Vocação: Lenda
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Seg Set 29, 2008 8:19 am | |
| viajar no tempo fica meio foda... digo que seria tipo apelação,falta de bom senso tipo dizer que fui para o futuro e joguei playstation, ia fica bem sem graça...
sobre a matéria acho que falta uma explicação mais aprofundada de interpretação, dizer que você vai interpretar seu char, vai fingir que ele é um ser vivo e com isso tem necessidades tipo descançar, comer, beber, se divertir, namorar como ambem de matar, livrar o mundo do mau, ser ganancioso, querer ouro, querer um belo chapel, sei lá... fora isso acho o que disseram ai nos outros posts!
=] | |
| | | Xiahou Dun Nobre
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Ter Set 30, 2008 3:48 am | |
| Como fazer o personagem atualizado.
(Espero que Will veja a homenagem) | |
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Ter Set 30, 2008 8:37 am | |
| =DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD haUSOHAOShOASUHoA opa valew mesmo!!!! poa que saudades turgon era um cara pra lá de sagaz hahahaha tem alguns errinhos e alguns detalhes diferentes na história mas o importante é que acho que serviu como um bom exemplo, ainda mais com isso: - Citação :
- Obs: A história do seu personagem não terá de ter fim, dentro do jogo você faz o fim pra ela, turgon por exemplo só era vendedor de comidas e no jogo, chegou a pegar a tal bola e dai sua história foi sendo desenrolada.
da para perceber que era um char que ao decorrer do jogo foi fazendo sua história! =] | |
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Ter Set 30, 2008 9:31 am | |
| ele não foi criado em Thais =X
ele é mais velho do que todos pensam (6) =X
mas creio que algumas pessoas já sabem ^^ | |
| | | Xiahou Dun Nobre
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Ter Set 30, 2008 10:06 am | |
| Eu inventei algumas coisas ali, só tinha o objetivo de exemplificar e homenagear O cara. | |
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Ter Set 30, 2008 12:24 pm | |
| eu sei toda a historia dele ^^
e Mestre Arken é o cara ^^
não pude ler, leio depois de minhas provas... | |
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Ter Set 30, 2008 12:58 pm | |
| fiz umas observações entre parenteses no teu proprio post, auron ^^ | |
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Ter Set 30, 2008 1:10 pm | |
| - Alice Arken escreveu:
- fiz umas observações entre parenteses no teu proprio post, auron ^^
só tenho que te corrigir um parentesses que você pos! arken fazia algumas poções sim, uma de gripe que ele inventou, usava limonada junto com os favos de mel que faziam mó bem contra a gripe! é uma poção! e acho que coisas "impossiveis" é legal que saibam para saberem o qual amplo pode ser a imaginação dentro do RPG, assim como cozinhar, plantas flores, fazer fogueiras, dormir, entre outras coisas que na jogabilidade do jogo não existe mas dentro do RPG pode ser feito mas tudo com bom senso, nada de "tome essa poção e conseguirá voar" se bem que existem poções que existem em livros que no jogo é impossivel mas no RPG podem ser feitas, assim como a poção de ver o futuro, de andar rápido, de voar, de fazer cego enchergar... =] | |
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. Ter Set 30, 2008 3:55 pm | |
| me refiro as poções de mana e de vida... pq ai vem os nuub: "ebaaaa olha vo uxar a poxXxXaum q eu mexmo fix! xDD" mas o personagem dele foi no xodet e compro ¬¬
se ele quiser fazer essas receitas ai q vc disse, eu aceito... mas ele vai terq encontrar a receita em algum lugar, e se ele não me mostrar continuarei dizendo q ele ta mentindo ^^ | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Como fazer o roleplay. | |
| |
| | | | Como fazer o roleplay. | |
|