|
|
| Visão, uma habilidade de poucos. | |
|
+4Lenwe Draconian Wk~ Xiahou Dun 8 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Xiahou Dun Nobre
Ficha da Personagem Personagem: Vocação:
| Assunto: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 2:47 am | |
| Visão Uma das qualidades mais admiráveis em um roleplayer, não são todos que conseguem traduzir a visão bidimensional (2D) do tibia para o tridimensional (3D), ou real. E é esse o objetivo do tutorial: Abrir os olhos dos que não vêem. ~>Introdução Observe a imagem. Você está ao centro, e tudo o que está entre as linhas vermelhas pode ser visto perfeitamente, podendo ser prejudicada apenas por barreiras. Entre as linhas bordô e vermelha está situada a área que compreende a visão periférica. É a porção da sua visão que te permite enxergar, mas que não te fornece nitidez nos detalhes, sem contar que você perde percepção dos objetos a uma distância menor do que no caso anterior. A porção de terra situada entre as linhas preta e bordô é a visão lateral. Não se notam detalhes, nem mesmo se identifica que tipo de objetos se encontram nela, mas se algo se movimentar nesta área você vai perceber. ~>Muros Um erro, que mesmo comum é um dos mais graves e pode destruir uma interpretação. Perceba que aqui a sua visão foi limitada pelos muros, fazendo com que não se consiga ver o scarf. Atenção a essa parte, as vezes não são muros, podem ser coisas que impossibilitam sua visão em parte, como árvores ou buracos na parede, você pode ver, porém parcialmente. E ao lado um exemplo real, se um conhecido seu estivesse dentro de uma das casas ou na rua a direita você certamente não o veria. ~>Natureza Na minha opinião essa é o ponto que mais necessita da imaginação do jogador. Aqui percebemos o quão traiçoeira e mal feita a natureza do tibia é, o autor pode querer passar a imagem de uma floresta densa e quase que impossível de se continuar no caminho sem ter que se machucar, voltar ou cortar algo, mas a única coisa que aparece na tela são pedras, arvores separadas e um espaço enorme para o jogador passar, por isso, quando estiver passando por florestas imagine! Veja que aquele monte de agua é um pequeno fio de agua, e que todas essas plantas por perto não são nada mais que uma grama rasteira e a árvore passa a ter vários galhos e plantas áereas. Aqui nitidamente há uma diferença gritante, as maçãs separadas no jogo, se tornam tão unidas na realidade, sem contar na visão que se tem por baixo da árvore. ~>Itens Infelizmente o tibia não te dá noção de profundidade ou de algo dentro de outra coisa, por isso tenha bom-senso nos jugamentos. No caso vemos que os ítens estão lado a lado, e não um em cima do outro e na outra figura como realmente se deve ver. ~>Criaturas Sem dúvida a parte mais importante do tutorial. Perceba que o macaco está sentado na pedra e que tem uma pose, coisa que os jogadores tem que imaginar, não se deve ter a idéia que a criatura só fica andando e parando por ai com as mesmas "poses", imagine e crie ações pra ela! Nesse caso temos várias outras poses, e como estamos falando de grupos e de animais que existem de verdade você pode vê-los de outro jeito, brincando, mordendo a orelha do outro, namorando, etc. Mais uma pose, agora interagindo com o cenário existente. Notem que agora estamos interpretando uma pose que engloba o cenário, mas um cenário que não se pode ver na tela, porém, você sabe que está em uma caverna e que nessa tem um teto, dai os morcegos pendurados ~>Palavras finais Não to aqui querendo estabelecer uma regra, isso ai é só o meio que eu, com minha experiência vejo e apenas repasso para vocês, com o único intuito de ajuda-los. E nem tudo que está aqui é necessariamente certo, posso me equivocar em alguma coisa, mas esse é o meu jeito de ver, se você tem um, que bom, não fugindo muito do que é certo, ótimo.
Última edição por Xiahou Dun em Seg Jan 26, 2009 4:31 am, editado 2 vez(es) | |
| | | Xiahou Dun Nobre
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 2:50 am | |
| Meu presente que deixo antes da minha viagem ^^
Bem, acho que isso serve como tuto e matéria pro tudo sobre tibia.
Se acharem que eu me equivoquei em alguma coisa postem ae.
E isso não é flood, logo o tópico vai ser passado pra area de tutos e todos os post serão apagados. | |
| | | Wk~ Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Wk~ Vocação: God.
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 8:59 am | |
| Achei perfeito. Só tenho um fator a adicionar. Primeiramente eu ampliei o grau e abertura das linhas vermelhas. Nesta imagem a área entre as linhas vermelhas seria perfeitamente perceptível, sendo prejudicada apenas por eventuais barreiras e a distância. Entre as linhas bordô e vermelha está situada a área que compreende a visão periférica. É a porção da sua visão que te permite enxergar, mas que não te fornece nitidez nos detalhes, sem contar que você perde percepção dos objetos a uma distância menor do que no caso anterior. A porção de terra situada entre as linhas preta e bordô é a visão lateral. Não se notam detalhes, nem mesmo se identifica que tipo de objetos se encontram nela, mas se algo se movimentar nesta área você vai perceber. Para entender bem do que trata este tópico, uma idéia é sentar de frente para uma porta aberta. Primeiramente você observará as pessoas passando, os detalhes da porta, do cômodo a que ela da acesso. Agora rode uns 70º e note que você perde uma porção da sua percepção, você já tem dificuldades para descobrir quem está passando e como são os objetos do cômodo. Então vire mais 20º para a mesma direção, formando um ângulo reto entre os seus olhos e a porta, você praticamente não enxerga nada, mas nota um vulto quando alguém passa. Parabéns, Anderson. | |
| | | Draconian CONTRIBUINTE - Tarado da CAM
Ficha da Personagem Personagem: Draco Zephayn Vocação: O Druida Frustrado.
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 9:09 am | |
| Realmente, parabéns Anderson.
Muitas pessoas tem esse erro sim, e isso já até causou uma discussão aqui no fórum.
Bom, está perfeito cara, perfeito!
E o que o Wk~ adicionou é realmente certo, e o reste da porta realmente é legal para os que não compreenderem o tutorial. | |
| | | Lenwe Pessoa Normal
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 9:10 am | |
| Achei o tutorial ótimo. Uma das maiores preocupações que eu tinha/tenho no roleplay é com o campo de visão. Às vezes quem não tem imaginação tão boa ainda (como eu) acaba esquecendo que a visão que os personagens teriam não é aérea. Outra menção que achei importante é a dos muros. Várias vezes eu quase esqueci que meu personagem não vê o que fica atrás de um muro a menos que tenha uma janela. As imagens foram ótimas, espero que as idéias me ajudem futuramente. Agora, quanto à noção de distância, eu posso não ter entedido bem, mas fiz um teste com um personagem: Usei o meu primeiro personagem pra fazer esse teste, no topo da academia de Rookgaard. Na imagem, a noção que se tem é de que Lenwe veria quase com clareza objetos que estivessem a sete quadrados de distância. A oito quadrados de distância, já não aparece mais na minha tela, mas ainda seria visível muitas coisas aos personagens. Ao meu ver, Tibia não oferece muito uma idéia de espaço... o tamanho de alguns objetos me parece desproporcional. Pra mim, é nessa hora que é um desafio maior ainda trabalhar a imaginação. Quanto ao comentário do Wk, achei perfeito. Considerou bem o campo de visão humana. Parabéns pelo tutorial =) | |
| | | Wk~ Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Wk~ Vocação: God.
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 9:20 am | |
| Ah, eu discordo com a distância dos 'quadrados' também. Square meters significa "metro quadrado", ou seja, um quadrado de dimensão 1x1, logo oito square meters são oito metros de distância. As coisas não ficam imperceptíveis a essa distância, assim como você identifica alguém a seis metros de você.
Ademais, já dei a minha opinião. | |
| | | Astinos Lamael Esse cara deve floodar, só pode!
Ficha da Personagem Personagem: Astinos Lamael Vocação: Alcóolatra
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 12:35 pm | |
| idem com os quadrados, para mim quadrados de distância da para ver, não tão nitidamente, mas dá pra ver | |
| | | Xiahou Dun Nobre
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 2:57 pm | |
| Eu coloquei a parada dos quadrados, mas já foi pensando que vocês iam mudar, por isso eu quero saber a melhor definição pra por ai.
Dentro da tela: Visível Fora da tela: Invisível, a não ser que você saiba que tem alguma coisa lá, tipo uma casa, muro, castelo.
E sobre o raio de visão eu coloquei daquele jeito porque se você vira pra qualquer dos lados vai ficar fazendo um triângulo retângulo e os catetos são os que tocam o personagem.
Mas bem, gostei do teu Wk~ e é mais real que o meu, hoje mesmo eu faço as modificações.
Por enquanto vão apontando erros ou algo que não agradou a vocês. | |
| | | Gorner The Doppleganger
Ficha da Personagem Personagem: Michael Gant Vocação: Kight
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 3:08 pm | |
| Para mim o "horizonte" é onde o mini map não mostra... | |
| | | Xiahou Dun Nobre
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 3:11 pm | |
| - Citação :
- Para mim o "horizonte" é onde o mini map não mostra...
Boa, não tinha pensado nisso. Vou adicionar no tutorial. | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 3:28 pm | |
| Idem a coisa do minimap, mas para isso teria que estabelecer um nível de zoom. Eu sempre uso ele no x3.
(Certo, vamos estabelecer um padrão, x4 é o mais próximo e x1 é o mais longe)
Mas quando eu quero clicar pra andar pelo mapa, eu mudo pra x1 e clico. Qual seria o padrão da visão pelo minimap? Afinal, cada um prefere em um zoom diferente. |
| | | Xiahou Dun Nobre
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 3:56 pm | |
| Ai já engloba o mundo do tibia, se for quadrado é 1x porque você pode ver tudo numa planície, mas se for redondo que nem o nosso então é 3x porque passa a ter um horizonte. | |
| | | Paul Robinson CONTRIBUINTE - Paul-er-Gamer
Ficha da Personagem Personagem: Paul Robinson Vocação: Cavaleiro Langobardo
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 4:22 pm | |
| bem eu ia comentar, mas como disseram q seria movimentado pra área tutos e tudo apagado eu não comentei... depois vi que comentaram e venho deixar meu parecer tbm:
perfeito.
Só uma coisinha de nada: precisa por uma ss de alguem escondido atrás de um árvore ou de alguma coisa, de forma que essa coisa cubra o personagem em pelo menos 90%, ao meu ver não é enxergável.
Por exemplo: outro dia estávamos eu e o Auron correndo atrás do Nigan Pinguim, daí ele conseguiu se esconder(em pinguim) atrás de um poste, como ele estava em pinguim, ficou PERFEITAMENTE alinhado com o poste e, portanto, escondido 100% por trás dele, nessa ocasião, o john e o Auron não o viram, mas muita gente teria o "visto" por força de reflexo. | |
| | | Xiahou Dun Nobre
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 4:32 pm | |
| Eu tava até pensando em fazer uma outra parte, sobre personagens, um cara escorado na parede, sentado, tomando chá, escondido e tal, mas é que eu fiquei fazendo isso a madrugada toda e quando chegou de manhã eu ainda tava fazendo o macaco =/ Mas prometo que vou fazer sim, isso que tu ressaltou é muito importante paul
Cara.. Eu lembro desse dia, mas acho que o john tambem tava escondido porque eu não vi ele na hora =/
Vai saber, talvez eu esteja levando esse negocio de visão tão a sério que to deixando de enxergar as coisas entre as linhas vermelhas, ou talvez isso seja uma magia do Geferson, sei lá =D | |
| | | Lenwe Pessoa Normal
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 07, 2008 6:30 pm | |
| As imagens são ótimas. O tutorial ficou perfeito, Xiahou. Parabéns.
Sinceramente, eu conto com esse pra me ajudar. | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Dom Dez 14, 2008 11:48 am | |
| |
| | | Xiahou Dun Nobre
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Seg Jan 26, 2009 4:32 am | |
| Editei o tópico com as informações do Wk~.
Eu acho que já pode ser postado no Tudo sobre Tibia, mas se quiserem adicionar algo podem falar ai. | |
| | | Yuri Mais de 3000?! Sem ss é fake!
Ficha da Personagem Personagem: Benjamin Fenwick Vocação: Batedor
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. Seg Jan 26, 2009 9:07 am | |
| Acho que pode ser postado sim brotherzin.
^^
Ótima matéria, não tinha lido antes com meu maldito afastamento.
Bom, parabens!
Abração! | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Visão, uma habilidade de poucos. | |
| |
| | | | Visão, uma habilidade de poucos. | |
|