Esta é uma tentativa de estabelecer um calendário mais realista - em termos de Tibia. Sabemos que, segundo a relação entre tempo real e tempo tibiano, uma hora real equivale a um DIA tibiano. Seguindo a proporção:
1 dia real | 24 dias tibianos |
1 semana real | 168 dias tibianos |
1 mês real | 720 dias tibianos | 2 anos tibianos |
1 ano real | 8760 dias tibianos | 24 anos tibianos |
Deste modo, temos de encarar o problema de ter de envelhecer um ano a cada 15 dias; e embora a constituição dos tibianos seja diferente da nossa constituição, após um ano de jogo já teremos envelhecido 24 anos, o que os torna seres centenários após três ou quatro anos de jogo. Não que constitua um problema efetivo, mas acredito que uma alternativa pode ser traçada, baseada no princípio (utilizado pela própria Cipsoft) de que pessoas (normais) não jogam 24h por dia.
Por isto a
Stamina foi criada: ela permite que um personagem se mantenha ativo, isto é, caçando initerruptamente por até 56 horas. Este número não é possível de ser atingido, visto que a cada 24 horas os servidores precisam parar para ter seus dados armazenados (salvos). De modo que, se um personagem é capaz de manter-se ativo de um
server save ao outro, sua contagem de Stamina é pausada em 32h (e em 8h, no próximo server save), não permitindo que o insano jogador consiga passar por mais de 3 server saves obtendo experiência e
skills.
O cálculo da Cipsoft é simples: se alguém jogar durante oito horas por dia, sem interrupções, esgotará sua Stamina em sete dias, ou seja, em uma semana. Ouso assumir portanto que um dia real, em termos de tempo médio de atividade, equivale a oito horas de jogo, ou o que é o mesmo, oito dias tibianos. Diminuimos em dois terços os problemas com personagens pseudo-imortais, mas nos comprometemos com uma reformulação dos calendários tibianos.
Novas premissas. Um dia real, por representar oito dias tibianos, representará portanto, uma semana tibiana. Semanas com oito dias? Sim, se recordarmos que a separação em semanas de sete dias parte do calendário judaico-cristão (Deus fez o mundo em seis dias, e descansou no sétimo), que nada significa para o mundo tibiano. O que nos leva a questionar a necessidade de se dividir o mês em quatro semanas (um ciclo completo da Lua em volta da Terra), o ano em doze meses, e assim por diante. Pura convenção.
Retomando o raciocínio, podemos assumir qualquer número de semanas para determinar a duração de um mês tibiano. Evitando ser mais abritrário do que já fomos, nos valeremos mais uma vez da Stamina, determinando, portanto um mês como contendo sete semanas de oito dias, o que equivale a uma semana de tempo real.
Mês longo? Talvez. Mas um mês de 56 dias, repetido catorze vezes (mantendo o número 7 como padrão para o número de meses), totalizaria 784 dias no ano, o que,
mutatis mutandis, equivaleria a um mês de tempo real. De qualquer forma, reduzimos a 1/8 a taxa de envelhecimento dos personagens, permitindo que os mesmos possam viver, sem maiores problemas, por bem mais que 10 anos reais.
1 dia real | 8 dias tibianos |
1 semana real | 56 dias tibianos | 1 mês tibiano |
1 mês real | 4 meses tibianos |
3,5 meses reais | 1 ano tibiano |
1 ano real | 42 meses tibianos(*) | 3 anos tibianos(*) |
(*)No total são 48 semanas tibianas, o que equivale a aproximadamente 3 anos e 1 mês (em tempo real, o ano acabaria em Novembro). Há duas opções neste caso: seguir adiante, sem considerar o tempo real, o que alteraria a concordância dos meses tibianos com os eventos em tempo real como Páscoa e Natal; ou considerar este mês "adicional" como "aziago", como faziam alguns povos antigos: eram dias a serem guardados, e portanto não contabilizados.
Este é o principal problema deste calendário.Oferecemos mais uma possibilidade, que está longe de ser perfeita para o nosso caso. Fruto de alguns minutos de ócio, a idéia poderia muito bem ser amadurecida antes de publicada, mas isto diminuiria drasticamenta as chances de discussão e adaptação da mesma, segundo a opinião de todos os roleplayers.
Note que nada tenho a dizer contra o calendário vigente, o
aliciano.
Sem mais para o momento,
Olliver Tristan Greenarrow.