Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioRPG TibiaÚltimas imagensRegistrarEntrar

Sobre o tempo em Tibia

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Wilton
Pessoa Normal
Pessoa Normal
Wilton

Ficha da Personagem
Personagem: Oliver Tristan Greenarrow
Vocação: Esquizofrênico

Sobre o tempo em Tibia Empty
MensagemAssunto: Sobre o tempo em Tibia   Sobre o tempo em Tibia EmptySeg Mar 02, 2009 1:19 pm

Esta é uma tentativa de estabelecer um calendário mais realista - em termos de Tibia. Sabemos que, segundo a relação entre tempo real e tempo tibiano, uma hora real equivale a um DIA tibiano. Seguindo a proporção:

1 dia real24 dias tibianos
1 semana real168 dias tibianos
1 mês real720 dias tibianos2 anos tibianos
1 ano real8760 dias tibianos24 anos tibianos

Deste modo, temos de encarar o problema de ter de envelhecer um ano a cada 15 dias; e embora a constituição dos tibianos seja diferente da nossa constituição, após um ano de jogo já teremos envelhecido 24 anos, o que os torna seres centenários após três ou quatro anos de jogo. Não que constitua um problema efetivo, mas acredito que uma alternativa pode ser traçada, baseada no princípio (utilizado pela própria Cipsoft) de que pessoas (normais) não jogam 24h por dia.

Por isto a Stamina foi criada: ela permite que um personagem se mantenha ativo, isto é, caçando initerruptamente por até 56 horas. Este número não é possível de ser atingido, visto que a cada 24 horas os servidores precisam parar para ter seus dados armazenados (salvos). De modo que, se um personagem é capaz de manter-se ativo de um server save ao outro, sua contagem de Stamina é pausada em 32h (e em 8h, no próximo server save), não permitindo que o insano jogador consiga passar por mais de 3 server saves obtendo experiência e skills.

O cálculo da Cipsoft é simples: se alguém jogar durante oito horas por dia, sem interrupções, esgotará sua Stamina em sete dias, ou seja, em uma semana. Ouso assumir portanto que um dia real, em termos de tempo médio de atividade, equivale a oito horas de jogo, ou o que é o mesmo, oito dias tibianos. Diminuimos em dois terços os problemas com personagens pseudo-imortais, mas nos comprometemos com uma reformulação dos calendários tibianos.

Novas premissas. Um dia real, por representar oito dias tibianos, representará portanto, uma semana tibiana. Semanas com oito dias? Sim, se recordarmos que a separação em semanas de sete dias parte do calendário judaico-cristão (Deus fez o mundo em seis dias, e descansou no sétimo), que nada significa para o mundo tibiano. O que nos leva a questionar a necessidade de se dividir o mês em quatro semanas (um ciclo completo da Lua em volta da Terra), o ano em doze meses, e assim por diante. Pura convenção.

Retomando o raciocínio, podemos assumir qualquer número de semanas para determinar a duração de um mês tibiano. Evitando ser mais abritrário do que já fomos, nos valeremos mais uma vez da Stamina, determinando, portanto um mês como contendo sete semanas de oito dias, o que equivale a uma semana de tempo real.

Mês longo? Talvez. Mas um mês de 56 dias, repetido catorze vezes (mantendo o número 7 como padrão para o número de meses), totalizaria 784 dias no ano, o que, mutatis mutandis, equivaleria a um mês de tempo real. De qualquer forma, reduzimos a 1/8 a taxa de envelhecimento dos personagens, permitindo que os mesmos possam viver, sem maiores problemas, por bem mais que 10 anos reais.

1 dia real8 dias tibianos
1 semana real56 dias tibianos 1 mês tibiano
1 mês real4 meses tibianos
3,5 meses reais1 ano tibiano
1 ano real42 meses tibianos(*)3 anos tibianos(*)

(*)No total são 48 semanas tibianas, o que equivale a aproximadamente 3 anos e 1 mês (em tempo real, o ano acabaria em Novembro). Há duas opções neste caso: seguir adiante, sem considerar o tempo real, o que alteraria a concordância dos meses tibianos com os eventos em tempo real como Páscoa e Natal; ou considerar este mês "adicional" como "aziago", como faziam alguns povos antigos: eram dias a serem guardados, e portanto não contabilizados.

Este é o principal problema deste calendário.

Oferecemos mais uma possibilidade, que está longe de ser perfeita para o nosso caso. Fruto de alguns minutos de ócio, a idéia poderia muito bem ser amadurecida antes de publicada, mas isto diminuiria drasticamenta as chances de discussão e adaptação da mesma, segundo a opinião de todos os roleplayers.

Note que nada tenho a dizer contra o calendário vigente, o aliciano.

Sem mais para o momento,

Olliver Tristan Greenarrow.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Sobre o tempo em Tibia   Sobre o tempo em Tibia EmptySeg Mar 02, 2009 1:49 pm

Citação :
O cálculo da Cipsoft é simples: se alguém jogar durante oito horas por dia, sem interrupções, esgotará sua Stamina em sete dias, ou seja, em uma semana. Ouso assumir portanto que um dia real, em termos de tempo médio de atividade, equivale a oito horas de jogo, ou o que é o mesmo, oito dias tibianos. Diminuimos em dois terços os problemas com personagens pseudo-imortais, mas nos comprometemos com uma reformulação dos calendários tibianos.

Se alguém caçar (não jogar, já que a stamina só diminui caçando), 8 horas por dia todo dia, nunca vai acabar com a stamina, já que ela vai recuperar essas 8 horas nas 16 horas restantes, em que o personagem estará offline.

Sobre a chegar a um consenso sobre o calendário, acho isso impossível. Por mim o tempo no Tibia deveria ser contado como o real. Isso pode ser reforçado pelos próprios NPCs.

Quando você por exemplo faz um addon, o NPC diz para voltar em 24 horas, essas 24 horas coincidem com nossas 24 horas reais.

Ou durante o Valentine's Day. Onde o NPC que aparece diz que só vai ficar lá por um dia. Mas se formos conferir o nosso calendário, ele ficou lá um mês.

E vários outros NPCs que só aparecem em dias específicos, ou que você precisa esperar alguns dias para pegar um item/addon.

Seria como se no tibia, a cada vez que o relógio in-game voltasse pro zero, seria adicionado uma hora. E no fim teria completo 24 horas, que seria o dia. É como se cada ciclo solar tibiano fosse 1 hora.

Na minha visão seria o mais correto.

Mas agora, não adianta tentar mudar o calendário in-game. Os personagens já seguem o atual, e envelhecem de acordo. Seria estranho mudar agora. Só uma opinião.

De qualquer modo, foi um bom trabalho que você fez aí.
Zé dos Corvo
6000?! Esse só pode ser o Xela!
6000?! Esse só pode ser o Xela!
Zé dos Corvo

Ficha da Personagem
Personagem:
Vocação:

MensagemAssunto: Re: Sobre o tempo em Tibia   Sobre o tempo em Tibia EmptySeg Mar 02, 2009 4:41 pm

a bem da verdade, queridos...

exporei o q will me ensinou... o tempo tibiano passa como nosso, pois um dos sois termina seu dia ao mesmo tempo q o nosso, no entanto o outro completa uma volta a cada hora real...

em tibia tudo é mais rapido e dinamico... os personagem seguem o sol mais rapido devido a isso e contam dias, meses e anos por ele...

o envelhecimento já é como o nosso, mas seguindo Fafnar terão uma contabildiade muito maior... um personagem pode dizer ter x anos segundo Fafnar e y por Suon! o q resolveria os problemas de qm não gosta do sistema atual... e inclusive a considero uma ideia genial... acrescento a q tive enquanto escrevia este paragrafo... facilitaria em tudo =DDD

qto ao calendario atual segundo Fafnar, ele tem um nome muito bonitenhow, não vale a pena altera-lo...

minha opinião qdo aos devaneios e ideias expostas... é insensato basearmos algo em uma coisa tão mal feita como a stamina =x e eu custei a entender o racicionio... alem de que cada um jgoa em um periodo diferente, e não tds nas mesmas 8 hrs...

well, deixei ai uma boa proposta =D

abraços
Coca Cola
Pessoa Normal
Pessoa Normal
Coca Cola

Ficha da Personagem
Personagem:
Vocação:

MensagemAssunto: Re: Sobre o tempo em Tibia   Sobre o tempo em Tibia EmptySeg Mar 02, 2009 4:48 pm

Acho que o tempo deveria ser como na rl.
Até porque, vou dar um exemplo simples: As reuniões geralmente são aos domingos as 20:00(se não me ingano) geralmente(ou sempre) esse horario no tibia é no meio da noite.
Acho que ajudaria muito, muito mesmo.
E também, não precisaria ser algo como o tmepo na rl certinho, podia ser um pouco mais rapido pra não ficar tão chato.
Minha opnião.

//Coca~
zack746
CONTRIBUINTE - Manauara Cult
CONTRIBUINTE - Manauara Cult
zack746

Ficha da Personagem
Personagem: Isaac Guerreiro
Vocação: Conseguir fuder com a própria vida

MensagemAssunto: Re: Sobre o tempo em Tibia   Sobre o tempo em Tibia EmptyTer Mar 03, 2009 12:49 pm

E se eu quiser contar os meses por cada lua, ou pelas estações...

eu sinceramente compreendo o que Ollie disse, e também entendo o que Neil e Xela disseram. Eu sinceramente creio que para uma coisa mais realista no Roleplay cada um deve pensar de forma diferente.

Elfos tem seus calendários, anões tem seus calendários, langobardos tem seus calendários...

Se quiser faça um, lembrando que um calendário é baseado em algo de aparencia imutável, o sol sempre amanhece e se põe, a lua sempre surge no céu nas noites, então faça cada um o seu...

Ollie eu achei interessante, quem sabe eu use a sua ideia num calendário da Lua ou coisa do tipo...

Sejam Roleplayer's e criem sua proprias pespectivas de tempo e de jogo, nada realmente os impede.

Até!
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Sobre o tempo em Tibia   Sobre o tempo em Tibia EmptyTer Mar 03, 2009 8:58 pm

Ótima idéia Zack. O único erro é que não tem lua em Tibia.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Sobre o tempo em Tibia   Sobre o tempo em Tibia EmptyDom Mar 08, 2009 2:53 pm

gostei muita das ideias de zack... e do Zé dos Corvo

Quando eu tiver tempo vou tentar juntar tudo...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Sobre o tempo em Tibia   Sobre o tempo em Tibia Empty

Sobre o tempo em Tibia
Ir para o topo 
Página 1 de 1