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| Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. | |
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Wk~ Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Wk~ Vocação: God.
| Assunto: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 1:20 pm | |
| Well, well, well... Veja só quem está criando um novo tópico. Eu! E não é pra fazer com que as pessoas corram pra Fíbula. Estive conversando com um grande roleplayer conhecido e, acima disso, um grande colega. O assunto das várias horas (digo, dias) de conversa foi basicamente “Roleplay em Neptera”, então ele tocou num ponto muitíssimo importante: o início de tudo, o deslocamento de algumas personagens. Uma breve introdução. A história tão invejada nos conta um segredo: Não é possível construir uma Guilda, comunidade ou o que for aos poucos, de forma democrática. É inegável que qualquer coisa, quando criada por apenas um homem, é mais perfeita do que aquela que passou por vários, sendo continuamente remodelada e adaptada, segundo a opinião de cada um. É por isso que a tirania grega, a despeito do nome, funcionava muito melhor do que a democracia, marca registrada do povo. Um pequeno grupo de pessoas decide se unir e montar uma guilda Roleplayer em Neptera. Então esse pessoal se dedica para criar uma comunidade da qual possam se orgulhar, conseguem o número ideal de premmium times e quando está tudo pronto notam que não sobrou ninguém além deles mesmos. Todos sabemos que a fila de candidatos parece aumentar a cada dia, mas sabemos que depois que o ‘clima’ de novidade acabar eles deixarão a guilda. Talvez eles mesmo criem uma nova guilda para saborear o gosto da novidade outra vez e continuem o que começamos. O que quero dizer é que há muitos roleplayers que vão porque a ‘moda’ passou, o calor baixou. Então permanecem dois tipos de membros. I.Os realmente compromissados II. E os que estão ali para powergammear se divertir acima de tudo. “A apatia é um sintoma de carência de fundamentos. Que estímulo alguém tem quando não sabe por que está interpretando enquanto pega mais um nível? Lembre-se que "ter poder" é "ter poder para": então aquele powergammer que adquiri levels para matar um dragão é mais roleplayer do que o roleplayer que interpreta até necessidades fisiológicas, mas caça e treina por uma causa utópica”. Estamos diante de dois âmbitos:I. A comunidade Roleplayer de Neptera. II. As guildas roleplayers do referido mundo. - Citação :
- “A Langobardis começou como uma comunidade, mas sempre foi organizada enquanto guilda. Isso foi bom apenas enquanto ela era a única, pois no momento em que surgiram os Étrios, a Langobardis não pôde mais "ditar as regras" sobre o roleplay no server. Surgem questionamentos: enquanto comunidade, a Langobardis precisa ser (no mínimo) neutra, mas enquanto guilda? O que fazer no caso de um char maligno?
Ele faz parte da comunidade, mas e da guilda? Como heróis e vilões vivem sob o mesmo teto? Isso é bem fácil de perceber, e mais fácil ainda de diagnosticar. Desde seu surgimento, a Langobardis (comunidade) precisou passar pelo crivo de seus integrantes, então aquela harmoniosa obra de uma só mente fragmentou-se. E os Étrios tiveram a vantagem de aprender com os erros da Langobardis. Surgiram primeiro enquanto guilda, isto é, com uma essência, na qual os interessados precisariam se encaixar antes mesmo de aparecer. É muito mais fácil manter o controle: todos são diferentes, mas todos, obrigatoriamente, querem a libertação de sua pátria. A Langobardis parece não ter decidido o que é exatamente; hoje é uma guilda, mas ainda se sente na obrigação de acolher indiscriminadamente os roleplayers.
A Langobardis precisa definir-se. Se nos primórdios, surgira como uma comunidade de origem bárbara, baseada em uma forma de comunismo arcaico, ela não é mais a mesma, notadamente; Ela possui uma hierarquia que é respeitada naturalmente por seus membros, ela se situa numa área urbana, e possui (?) boas relações com um governo monárquico. Em essência, são os heróis de Thais, campeões de Tibianus, mas ainda não se deram conta do que se tornaram - e continuam (não) interpretando.
Uma comunidade não precisa de regras, a menos que se queira padronizar um estilo de roleplaying - o que já foi feito. A comunidade sempre existirá, a despeito das guildas. São estas que precisam de nossa atenção. ” Estabelecendo uma Guilda dentro da Comunidade. Em um romance, cada personagem cumpre um papel determinado, e a harmonia entre estes papéis que fazem tudo dar certo no final (não necessariamente um final feliz, mas um final coerente). Nossa situação atual é inversa: temos personagens antes de termos as próprias linhas gerais do romance. A divisão comunidade-guilda não só é necessária, mas pode nos oferecer uma solução: digamos que temos no server 10 roleplayers ativos: 1. um soldado de Thais 2. um assassino serial 3. um bardo 4. um elfo que odeia Thais 5. uma garotinha que quer ser aventureira 6. um guerrilheiro separatista 7. uma caçadora de recompensas sensual ...E assim por diante. “Seria preciso um ótimo motivo para unir todos eles. Mas isto nunca foi necessário: para esta ocasião podemos fazer uma crônica onde 1 e 5 precisam deter 2; e outra que 4 e 6 planejam se infiltrar no castelo de Tibianus, mas apenas 5 conhece as passagens secretas do lugar, e ela foi capturada por 2.” “Então, antes que aja convivência, é preciso haver a necessidade para tal - um contexto. Por que não criar este contexto ANTES de criar os chars? Isto limitaria a criação? Sim, mas produziria algo coerente.” Vale ressaltar que o roleplay não possui uma ‘historyline’, nós podemos planejar o futuro, mas não podemos afirmá-lo. Todavia podemos criar um contexto para 1, 5 e 7 terem se unido para defender a cidade, conquistar um ambiente pacífico e livrar os cidadãos de entidades malévolas. Reparem neste momento que foi discutido o contexto antes de jogarmos, assim serão pelo menos três roleplayers que jamais ficarão sozinhos. O que o tópico que propor é que, antes de criar um char, fazer um background e se intitular roleplayer, o jogador deveria procurar se adaptar ao núcleo já pronto. (Ou arcar com o fato de não ter nenhum ambiente para se adaptar, e que não poderia ir conversar com os defensores da cidade numa boa se fosse um assassino). Digamos que alguém se cadastre no fórum e veja algo semelhante a isso: Nome: Assassinos RP. Mote: O mundo nos desprezou e agora queremos vingança. Membros: Fulano, Ciclano e Beltrano. Assim a Langobardis não correria o risco de recrutar alguém do núcleo que odeia a humanidade, por exemplo, e todos os seus membros agiriam de acordo com o mote da guilda. A função das guildas roleplayers é garantir que todos encontrem os núcleos que melhor se adaptam ao seu objetivo no jogo, além da promoção de eventos, é claro. As guildas se valeriam destes núcleos para recrutar membros, e os membros encontrariam na Comunidade o núcleo ideal. Eternos agradecimentos ao Wilton de Melo "Ollie Greenarrow" Barbosa por proporcionar tal análise. | |
| | | Yuri Mais de 3000?! Sem ss é fake!
Ficha da Personagem Personagem: Benjamin Fenwick Vocação: Batedor
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 1:29 pm | |
| Concordo plenamente.
^^
E parabens para os dois pelo tópico.
Mas qual seria a solução?
Abraços! | |
| | | Wk~ Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Wk~ Vocação: God.
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 1:38 pm | |
| Você não leu até o final, leu? | |
| | | Yuri Mais de 3000?! Sem ss é fake!
Ficha da Personagem Personagem: Benjamin Fenwick Vocação: Batedor
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 1:44 pm | |
| Li sim.
Vocês disseram que se cada um tivesse um objetivo pré-determinado seria melhor e tal.
Mas acha que isso resolveria os problemas?
Seria a mesma coisa da vila...
^^
Abraços!
Última edição por Yuri em Qui Nov 20, 2008 2:26 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | Wk~ Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Wk~ Vocação: God.
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 2:23 pm | |
| A solução é definir um mote e expôr isso ao novatos para que então eles possam desenvolver uma personagem. | |
| | | liqnkr Nobre
Ficha da Personagem Personagem: Rick Bonecrusher Vocação: Ferreiro
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 2:33 pm | |
| No caso da langobardis atual, sob a liderança de Argos, o mote seria: Paz, União e Progresso. Seria uma guilda para os chares de tipo 1,3,5 e 7.
Os chares 2,4,6 não teriam o porque adentrar na guilda, senão para sabotar/se esconder/tirar alguma vantagem, o que deveriam ser expulsos/combatidos caso descobertos. Então a langobardis voltaria a ter apenas os chares do tipo 1,3,5 e 7. | |
| | | Xiahou Dun Nobre
Ficha da Personagem Personagem: Vocação:
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 3:43 pm | |
| Se eu entendi bem o que tá propondo é fazer os chares depois da história da comunidade.
Mas isso é um assunto foda de se tratar, ou a pessoa cria um char adaptado a comunidade ou ela faz um char de verdade, nunca os dois juntos.
Porque por mais que a pessoa faça o char, ela vai ter que por a caracteristica de ser amigável, ou algo que se encaixe na langobardis.
O que eu acho é que deveríamos fa a liberdade sim, mas e ai como iriam ficar os vilões e heróis na mesma cidade? A cidade poderia ser a "cidade do roleplay de Neptera" onde todos participariam de uma guild (em off) mas teriam subs diferentes, morariam em casas diferentes.
A outra opção seria restringir os chares, claro que ia acabar com um pouco da magia, você estaria limitado! Porém só assim teríamos uma coisa realmente unificada e verdadeira.
Se eu falei alguma coisa nada a ver peço que Wk~ me corrija, por favor >.< | |
| | | Wk~ Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Wk~ Vocação: God.
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 3:56 pm | |
| A idéia não é obrigar as pessoas a criarem uma personagem condizente com o mote das guildas, mas disponibilizar aos novatos o perfil delas para que assim ele possa decidir se vai querer ser Langobardo, Étrio ou independente.
Por exemplo, caso ele crie uma personagem que seja um matador de aluguel, pelo menos estará ciente de que a Langobardis não vai aceitá-lo, talvez os Étrios o façam, mas não é garantido.
O objetivo é criar uma história coerente, pois muitas vezes vemos personagens deslocados. Personagens que jamais viveriam numa comunidade, mas está lá porque a pessoa quer, antes da interpretação, fazer parte da guilda.
Enfim, o projeto não vai limitar ninguém, vai mostrar em linhas gerais as opções dos novatos. | |
| | | Yuri Mais de 3000?! Sem ss é fake!
Ficha da Personagem Personagem: Benjamin Fenwick Vocação: Batedor
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 4:01 pm | |
| Auron, era isso o que a vila propunha...
Roleplayers de todos os tipos morando na mesma vila, em suas respectivas casas.
E com pessoas da mesma "laia".
=]
Abraços! | |
| | | Sanguinary Mage Ainda novato
Ficha da Personagem Personagem: Vocação:
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 4:06 pm | |
| Agora que entedi de inteiro o que o Wk quis dizer, digo que sou totalmente a favor. Colocar tudo as claras, deixando claro ao novatos as opções que têm. Evitando assim, contradições nas interpretações como as mencionadas no tópico. | |
| | | Zé dos Corvo 6000?! Esse só pode ser o Xela!
Ficha da Personagem Personagem: Vocação:
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 4:21 pm | |
| assim como vcs falaram sobre a inferioridade de uma democracia, a opção de escolher não é benefica...
mas ótimo topico ^^ muito beme xplicado, e é isso q deveria acontecer sim... foi mais ou menos assim com a fse... havia um mote e os personagens foram feitos para aquele mote...
nos precisamos nos ajudar, então eu evitaria motes negativos, deixemos os motes negativos para os powergamers... esta cheio de assassinos em serie por ai... só falta os personagens bundões terem coragem de enfrenta-los... | |
| | | Draconian CONTRIBUINTE - Tarado da CAM
Ficha da Personagem Personagem: Draco Zephayn Vocação: O Druida Frustrado.
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 4:31 pm | |
| Eu concordo, ficaria muito mais coerente e ai sim poderíamos realmente seguir o motivo da guilda.
Talvez nós poderíamos julgar em cada background o estilo do personagem criado, dizendo assim quais guildas iriam aceita-lo e quais não. | |
| | | Wk~ Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Wk~ Vocação: God.
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 4:34 pm | |
| As pessoas tem capacidade pra isso, vou criar um tópico e colocá-lo na seção de Backgrounds e na seção de tutoriais. nele incluirei as guildas que fazem parte da comunidade, cada qual com seu respectivo nome e mote. | |
| | | Draconian CONTRIBUINTE - Tarado da CAM
Ficha da Personagem Personagem: Draco Zephayn Vocação: O Druida Frustrado.
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 4:38 pm | |
| A Langobardis tem um mote? | |
| | | Xiahou Dun Nobre
Ficha da Personagem Personagem: Vocação:
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 4:39 pm | |
| Eu acho que o mote (mesmo não sabendo o que é isso) da Langobardis é ser mais aceitável possível, ter pessoas direitas ou que pelo menos aparentam ser. | |
| | | Wk~ Paga-pau do Titio Xela
Ficha da Personagem Personagem: Wk~ Vocação: God.
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 5:06 pm | |
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| | | Zé dos Corvo 6000?! Esse só pode ser o Xela!
Ficha da Personagem Personagem: Vocação:
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 5:19 pm | |
| Kaoh deu-lhe um mote...
Paz, União e Progresso
Paz para os guerreiros, União sob o jugo de Thais e Progresso graças ao König.
considerando q a guilda é uma entitade com fins lucrativos e de comercio (vão estudar historias) os motes não costumam ser restritos ^^ alias, na verdade não deveriams er grupos de guerreiros, mas sim grupos de comerciantes =P mas td bem... | |
| | | Draconian CONTRIBUINTE - Tarado da CAM
Ficha da Personagem Personagem: Draco Zephayn Vocação: O Druida Frustrado.
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 5:24 pm | |
| Para guerreiros seriam os Clãs não Zé? | |
| | | Zé dos Corvo 6000?! Esse só pode ser o Xela!
Ficha da Personagem Personagem: Vocação:
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 5:30 pm | |
| tibia é inspirado em idade media com renascimento urbano e um pouco de absolutismo...
Guildas são grupos comerciais criados no renascimento urbano a fim de lucro...
o exercito nessa epoca era ou o do rei, ou o dos nobres...
clãs seria outro esquema...
mas como temos tbm tendencias absolutistas, termos o surgimento de um forte exercito nacional e alguns exercitos particulares...
vejam bem q os Langobardos não são uma etnia, mas sim bons Thaienses em busca de uma boa vida...
como em tibia uma função normal para conseguir dinheiro é caçar, vejo uma guilda de caçadores... é o q faz mais sentido... | |
| | | Xiahou Dun Nobre
Ficha da Personagem Personagem: Vocação:
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Qui Nov 20, 2008 5:41 pm | |
| Concordo com o negocio de caçadores, não tem algo mais.. er.. como posso dizer, nulo do que isso. Porque qualquer um pode entrar, um criança que cuida dos livros, uma mulher que cuida da comida, dois caçadores que cuidam da caça e outros dois que cuidam da grana.
O que eu acho que falta na comunidade é divisão e união, se todos dentro dela tivessem uma função e o superior fosse respeitado pelo inferior dai sim teríamos algo massa! Todo mundo almoçando junto na mesa, com a comida que o caçador pegou, com a comida que a cozinheira fez, na casa do mago rico que a comprou e que é sustentada por seus súditos, sentados na cadeira que foi feita com a madeira extraida da cidade dos minotauros invadida pelos dois melhores cavaleiros da comunidade e assim vai..
Se todos fossemos unidos isso seria mais fácil de acontecer, uma vez que não temos muitos membros ativos em cada parte. | |
| | | Lenwe Pessoa Normal
Ficha da Personagem Personagem: Vocação:
| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. Sáb Nov 22, 2008 2:48 pm | |
| - Zé dos Corvo escreveu:
considerando q a guilda é uma entitade com fins lucrativos e de comercio (vão estudar historias) os motes não costumam ser restritos ^^ alias, na verdade não deveriams er grupos de guerreiros, mas sim grupos de comerciantes =P mas td bem... - Xiahou Dun escreveu:
- Concordo com o negocio de caçadores, não tem algo mais.. er.. como posso dizer, nulo do que isso. Porque qualquer um pode entrar, um criança que cuida dos livros, uma mulher que cuida da comida, dois caçadores que cuidam da caça e outros dois que cuidam da grana.
Duas idéias que apoio fervorosamente =D Ia ser legal ter uma guilda onde não só há guerreiros, como também comerciantes, bibliotecários, cozinheiros... todos trabalhando a favor da sobrevivência da guilda. - Wk~ escreveu:
- Então, antes que aja convivência, é preciso haver a necessidade para tal - um contexto. Por que não criar este contexto ANTES de criar os chars? Isto limitaria a criação? Sim, mas produziria algo coerente.
Concordo. Se eu não fosse ingênuo com o roleplay antes de entrar na Langobardis, quando eu achava que pra ser roleplayer precisava entrar em uma guilda, Hew provavelmente seria independente, já que tem muito mais a ver com o perfil dele de viajante solitário. Agora eu tive que improvisar pra ele ter uma razão pra entrar na Langobardis. Também precisa considerar que alguém pode criar um personagem que, embora tenha um lado maldoso, tenha algo a ver com a Langobardis. Domainy filho, por exemplo, não gostava de humanos exceto o da Langobardis, pelo que eu me lembre. Assim, se a qualquer hora ele quisesse matar um humano não-langobardo, sua ação estaria justificada dentro de sua personalidade, ao mesmo tempo que ele ainda teria um perfil adeqüado à guilda. Essa idéia eu apoio fervorosamente. Muito mais fácil para quem é novato se souber o perfil da guilda. E quem quiser criar um personagem que não atenda ao perfil, como um revoltado contra o mundo e contra a vida, pode ser um roleplayer independente. | |
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| Assunto: Re: Relação Guildas vs. Comunidade - Como criá-las. | |
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