União RpgTibia
Status Atual:Aceito em off e in-game pela Liberty AllianceAceito em off e in-game pela LangobardisEM VIGOR
Tópicos Relacionados:Novo Tópico da Langobardis e Recrutamento para o RPGTibia~> O ProjetoO projeto da União RpgTibia consiste basicamente no apoio mútuo entre as comunidades roleplayers nepterianas, tanto em in como em off, a fim de evitar conflitos entre os membros e manter a comunidade RpgTibia e os chars dos membros dela unida. A idéia - de minha autoria - será dividida em dois tópicos principais divididos em subtópicos.
Ressalto primeiramente que a idéia nada tem a ver com a união das duas comunidades e que a intenção do tópico e do projeto é de ser imparcial, não favorecendo nem a Langobardis, nem a Liberty Alliance, nem qualquer outra guilda roleplayer que venha a surgir.
Off-Roleplaying
Nesse tópico dissertarei sobre as características e ressalvas, ganhos e percas do projeto quanto ao off game.
~> Quanto a finalidadeEm off, o projeto tem como objetivo principalmente facilitar a divulgação do RpgTibia e do roleplaying como um todo, evitar conflitos entre os membros, tornar menos dificultosa os eventos e projetos do RpgTibia, promover a ajuda e cooperação entre as duas guildas e principalmente unir a comunidade em uma só.
É sabido que as duas guildas em off-game tem pensamentos diferentes sobre vários aspectos da implementação do roleplaying game no jogo Tibia, mas que o objetivo dos fundadores, membros e líderes é o mesmo: jogar e propagar esse estilo de jogo. Divididos, é muito menos eficiente nossa forma de divulgação, principalmente porque assim nosso poder de alcance é menor. Deve se relevar, entretanto, que todos, ou pelo menos a maioria, é amiga e foi por muito tempo da mesma guilda. Para impedir essa separação e formação de conflitos e intrigas - que é natural - a união seria muito útil.
~> Quanto a soberania dos gruposA União RpgTibia defende e visa manter as guildas de roleplaying de Neptera separadas e soberanas quanto ao seu método de eleição de líderes, de admissão de membros, salvo em casos de comprovada ineficiência.
Ou seja, as guildas ainda seriam separadas e tomariam suas decisões, além de, no caso de um membro ser aprovado em uma das guildas, seu nível de roleplaying ser considerado satisfatório para a outra também - tendo que se levar em conta o in-game na admissão do mesmo, é claro.
Na prática, isso evitaria que qualquer uma das guildas se sentisse lesada ou invadida pela outra. A não ser em casos que usem o nome do RpgTibia - onde ambas deverão ser consultadas - as decisões tanto em off como em in de um grupo são inteiramente dele, de seus líderes e membros.
~> Quanto a implementaçãoSe aprovada pelos líderes dos grupos, que atualmente são Liberty Alliance e Langobardos, a União RpgTibia será implementada imediatamente. Sugiro que seja criado um board para a Liberty Alliance e board Roleplaying em Geral seja usado para que se tratem de assuntos relacionados ao site e ao projeto RpgTibia em geral, como publicidade, propagação do roleplaying, entre outros.
Não vejo nenhum impecilho para a implementação do projeto, já que nele só há ganhos no quesito off e principalmente no quesito in. Tão logo os líderes se pronunciarem, mudarei o status, até o momento da implementação definitiva.
Todas as dúvidas serão respondidas, mas peço que não se antecipem. Volto a reafirmar que as guildas não serão interferidas de forma alguma em sua autonomia e o União RpgTibia só visa fortalecer o roleplaying game e o projeto RpgTibia em geral.
In-Roleplaying
O principal alvo do projeto União RpgTibia é justamente o in-roleplaying, peço que leiam essa parte com redobrada atenção.
~> Quanto a finalidadeO projeto União RpgTibia, em in-game, visa principalmente manter a comunidade unida. Sabe-se que a maioria dos membros dos dois grupos são amigos e, para que isso continue, a relação diplomática proposta nessa parte do tópico é determinante.
Se aceito in-game pelos líderes, os membros dos dois grupos - salvo ressalvas como inimigos ou membros ainda pouco confiável, que serão determinados posteriormente - terão acesso às casas dos grupos - de forma limitada a se determinar, no caso da Langobardis proponho que seja no hall de entrada que serve para festas, podendo ser expandido posteriormente. Além disso, os membros das guildas iriam para eventos, festas e caçadas juntas, aumentando imensamente o tamanho desses eventos.
Outro ganho é quanto à ajuda, já que as guildas seriam de fato aliadas uma das outras. Em caso de guerra ou de conflitos com outras guildas, elas se ajudariam. Em caso de dificuldade financeira, idem - salvo em situações onde seja comprovadamente impossível. Os membros de uma terão para com a outra as mesmas obrigações que com os seus próprios: a de se ajudar e respeitar.
Cada uma das duas guildas designará um membro de confiança - que será escolhido da forma que preferir a guilda - que será responsável pela diplomacia entre as duas. Em casos de conflitos, eles serão responsáveis por interceder e intermediar, sendo em última instância formado um tribunal onde as duas comunidades terão direitos e participação iguais.
Isso é especialmente fácil já que as duas tem objetivos - embora buscados de formas diferentes - iguais: a interação em comunidade, paz, amizade, fraternidade, entre outros.
~> Quanto a soberania dos gruposOs dois grupos serão totalmente independentes e não devem interferir na soberania do outro - salvo em situações de conflitos extremos de interesse, como por exemplo se um dos dois grupos se transformar em um grupo de extermínio, entre outros.
As guildas decidirão previamente se permitirão membros da aliada em suas reuniões e - se sim - qual o grau de participação deles. Diferente do off-game, a soberania nesse caso é quase absoluta. Não haverá uma guilda mandante ou que liderará o grupo, dessa forma se evitará que uma se sinta lesada ou invadida.
~> Quanto a implementaçãoSe aprovada pelo líder da Langobardis, ou pelo da Liberty Alliance se um membro dela propor primeiro, um diplomata irá até o líder da outra guilda e irá propor o que foi dissertado nesse tópico - as mudanças em off serão decididas aqui mesmo. Se os termos forem aceitos, será assinado um tratado e, se necessário, um nome será dado a essa aliança.
Como já dito anteriormente, serão escolhidos dois diplomatas - um de cada grupo - e as regras como quantidade de acesso dos membros de uma guilda na casa dos outros, entre outros, deverão ser tomadas.
Já que o projeto só apresenta ganhos e nenhuma perca, se espera que isso seja decidido rapidamente e a aliança seja confirmada imediatamente. Os termos do tratado e outras decisões deverão ser deixados claros e por escrito, para evitar confusões ou interpretações de má fé e equivocadas no futuro.
Conclusão
Concluo meu projeto com o pedido - se não clamor - que o adotem porque depois de ponderá-lo exaustivamente, vejo que só temos a ganhar e nada a perder. Tanto em off - onde a divulgação, interação e implantação do projeto roleplaying game só tem a ganhar - como em in - onde os eventos, a sociabilização e ajuda mútua trará enormes ganhos a ambos os grupos - assegurando ainda a soberania dos dois.
Ao passo que as dúvidas são tiradas e os dois líderes discutem e aceitam o projeto em off-game, Lucius Cath - meu personagem - ou qualquer outro que se sinta a vontade de falar com seu líder sobre a aliança proposta, trará o projeto para in-game.
Que a União RpgTibia prospere e a comunidade se mantenha unida!